População com 60 anos ou mais ainda tem até dia 10 para tomar vacina contra a gripe

30/04/2002

Cidadãos de Campinas com 60 anos ou mais e que ainda não tomaram a dose contra a gripe têm até 10 de maio para se vacinarem. Todos os Centros de Saúde da cidade vão disponibilizar a vacina, além de atualizar a caderneta de vacinação com doses contra difteria e tétano e contra pneumonia. A Campanha de vacinação para o idoso começou no último dia 13.

A meta em Campinas é vacinar 70% da população com 60 anos ou mais. Até sexta-feira (26), data para a qual estava previsto o término da Campanha, foram vacinados 45.600 idosos. O número corresponde a 50% da população campineira nesta faixa etária, segundo dados do IBGE.

A vacina não provoca gripe ou qualquer outra doença. Mesmo as pessoas que já foram vacinadas contra gripe em anos anteriores devem repetir a dose porque, a cada ano, a vacina tem uma composição diferente para proteger contra os vírus que estão circulando.

É muito importante que os idosos tomem a vacina porque ela traz muitos benefícios evitando, inclusive, outras complicações de saúde, como bronquite e pneumonia. A gripe e outras complicações decorrentes dela em pacientes com 60 anos ou mais é uma das principais causas de internação e mortalidade na população desta faixa etária, principalmente entre pessoas que já têm seu sistema imunológico já comprometido ou mais debilitado.

A campanha anual de vacinação para o idoso começou em 1999 no País. Dados do Ministério da Saúde apontam que a estratégia diminuiu em, pelo menos, 11,7% o número de internações na região Sudeste do País.

Informações sobre a vacinação podem ser obtidas através do telefone 156.

Volta ao índice de notícias