Saúde notifica caso suspeito da pneumonia misteriosa

02/04/2003

Ainda na tarde desta quarta-feira, a Secretaria de Saúde do Estado, após exames no Hospital de Clínicas a Unicamp, descartou a hipótese de o paciente ter contraído a pneumonia atípica

A Secretaria de Saúde do Estado descartou nesta quarta-feira a probabilidade de um paciente de Campinas ter contraído a chamada síndrome respiratória aguda grave, também conhecida como pneumonia misteriosa ou pneumonia atípica.

Trata-se de uma mulher de 26 anos. Ela estava no Japão e embarcou num vôo onde havia vários passageiros de Hong Kong.

A mulher apresentou os primeiros sintomas ainda durante o vôo e foi atendida no aeroporto de Nova Iorque. Ela estava com febre, tosse, falta de ar, dor de cabeça e dor toráxica. Lá ela foi liberada e orientada a procurar o serviço de saúde assim que chegasse ao Brasil. Quando chegou a Campinas, ela procurou o Centro de Saúde da Vila Costa e Silva.

A equipe de saúde a atendeu, prescreveu medicação, orientou quanto aos cuidados e a encaminhou para o Hospital de Clínicas da Unicamp.

Ainda nesta quarta, a Secretaria de Estado da Saúde informou que não se trata da pneumonia atípica. Segundo o superintendente da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) de São Paulo, Luiz Jacintho, o paciente passou por exames no Hospital de Clínicas da Unicamp e as suspeitas foram descartadas.

"Isso mostra que existe a possibilidade de a doença chegar ao Brasil e em Campinas. É preciso considerar que Campinas, por receber muitas pessoas de fora, deve redobrar os cuidados nessa vigilância", afirma o superintendente.

A enfermeira sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde, Brigina Kemp, diz que a probabilidade dessa doença chegar à cidade é real. "Por isso – ressalta ela – nossos profissionais de saúde devem estar atentos".

Ela ressalta, ainda, que toda rede de saúde está atenta para identificar precocemente os casos e, depois disso, tomar todas as medidas necessárias, "exatamente como foi feito nesse caso encaminhado pelo Centro e Saúde Costa e Silva".

A pneumonia atípica surgiu na Ásia e tem se espalhado com facilidade. No mundo inteiro, segundo a ONU (Organização Mundial da Saúde), já são mais de 1.800 os casos suspeitos, além de 64 mortes.

Os sintomas são febre alta e sensação de gripe, podendo incluir tosse, fadiga, falta de apetite e falta de ar.

Nos aeroportos, passageiros que chegam da China e de outros lugares onde há casos da doença estão recebendo orientação especial. O serviço de som informa que passageiros com sintomas da síndrome respiratória aguda grave devem procurar a vigilância em saúde, ainda no aeroporto.

De acordo com a enfermeira sanitarista Salma Regina Rodrigues Balista, coordenadora da Vigilância e Saúde Ambiental da Campinas, só é considerado suspeito quem apresentar este conjunto de sintomas e que, ao mesmo tempo, recentemente, tenha vindo de algum país considerado como área de transmissibilidade.

Os casos estão concentrados no Sudeste Asiático, principalmente China e Hong Kong. Também há registros no Vietnã e Cingapura. Fora da Ásia, Canadá e EUA são os mais prejudicados.

Volta ao índice de notícias