Mário Gatti recebe novos equipamentos para Raio-X

03/04/2003

O Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG) acaba de receber um conjunto de aparelhos de Raios X do Programa de Reforço à Reorganização do Sistema Único de Saúde (Reforsus). Os novos equipamentos, já em fase de instalação, deverão aumentar consideravelmente o número de exames realizados no Hospital.

Emílio Carlos Ribeiro, gerente do Setor de Radiologia do HMMG, explica que as máquinas recém-adquiridas irão aumentar em até 40% a capacidade instalada para realização dos exames contrastados de estômago, intestino e vias urinárias.

Faz parte do conjunto, um aparelho de 800 mA, telecomandado, com intensificador de imagem, ideal para exames contrastados, no valor de R$ 375 mil. Conta com monitor de TV de 14" de alto brilho, montado em carro de transporte.

Outra peça importante do conjunto é o arco cirúrgico com mesa radiotransparente, ideal para uso no Centro Cirúrgico e Sala de Emergência, no valor de R$ 272 mil. Segundo Emílio Carlos, esse modelo também pode ser usado para exames de urologia, neurocirurgia, implante de marca-passo e cirurgia vascular (angiografia).

O modelo conta com monitor de vídeo com possibilidade de divisão de tela em duas imagens, com rack externo. O comando pode ser manual ou por pedais. Esse aparelho propicia a geração de imagens instantâneas, alternativa que facilita a elaboração de diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.

Para completar o conjunto, o Mário Gatti passa a contar, também, com um aparelho radiológico portátil, ideal para atender pacientes nos leitos, tantos nos quartos de enfermaria, como na UTI e Centro Cirúrgico.

Para a instalação e operação do aparelho telecomandado, foi providenciado uma reforma na sala de radiologia, o que garante condição de blindagem para proteger usuários e funcionários. Também foi providenciado um controle de qualidade e radiometria, o que garante procedimentos de proteção dentro das especificações e normas técnicas da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.

Além disso, para a instalação dos aparelhos, o Hospital providenciou a compra de serviço de levantamento ambiental e teste de fuga de radiação.

Volta ao índice de notícias