Saúde prossegue com atividades para enfrentar a dengue

04/04/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas prossegue com atividades para enfrentar a dengue na próxima semana, de 7 a 11 de abril. O município registrou, desde janeiro, 309 casos da doença, dos quais 246 são de pessoas que contraíram a doença no município – são os chamados casos autóctones. Em 2002, no mesmo período, o município já havia registrado 887 da doença. No total, no ano passado, foram registrados 1.458.

Na segunda-feira, 7 de abril, as ações ocorrem na área do Centro de Saúde São Quirino, na região Leste da cidade, que contabiliza 20 casos da doença. As equipes orientam moradores a eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor do vírus que causa a doença e também pesquisam, de casa em casa, se há pessoas com sintomas da doença.

Os primeiros sinais da dengue são semelhantes aos de uma gripe. A pessoa infectada apresenta febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas na pele. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve informar a equipe de saúde ou procurar o Centro de Saúde.

Na terça-feira, 8 de abril, serão desencadeadas ações na área do Centro de Saúde Integração, região Noroeste, onde há 34 casos confirmados. Quarta-feira, 9, é a vez dos moradores da área de Barão Geraldo, região Norte, serem motivados a eliminar os criadouros. Eles também serão informados sobre os riscos da dengue, sintomas e quando procurar ajuda da equipe de saúde. A Norte tem 75 casos da doença.

A comunidade que fica na abrangência do Centro de Saúde União dos Bairros, região Sudoeste, recebe as equipes que atuam no combate à dengue na quinta-feira, 10 de abril. A Sudoeste tem confirmados 96 casos.

E, na sexta-feira, 11, são as equipes do Centro de Saúde São José que promovem arrastão. O São José fica na região Sul, que tem 84 casos da doença desde janeiro. No ano passado, o maior número de ocorrências também foi verificado naquela região.

Volta ao índice de notícias