Grupo de usuários do Centro de Saúde Valença faz festa para comemorar um ano de ginástica

07/04/2003

Usuários do Centro de Saúde Valença, instalado na região Noroeste de Campinas, promoveram uma festa no último sábado, 5 de abril, para comemorar um ano do grupo de caminhada e ginástica Entardecer com Saúde. O evento ocorreu na Associação Crê Vida Feliz, no próprio bairro, e teve apoio da equipe Rosa do CS Valença, que acompanha o grupo.

O Entardecer com Saúde surgiu para atender a demanda dos usuários do Centro de Saúde que manifestaram interesse em fazer caminhada e alongamento e em praticar outras modalidades de ginástica. A maioria deles tem pressão alta, diabetes, depressão ou algum outro problema crônico de saúde.

Então, de acordo com o agente comunitário de saúde André Moraes, profissionais da equipe Rosa conversaram com estes usuários, ouviram suas queixas e expectativas com relação ao serviço e discutiram com eles a possibilidade de formar o grupo. No início, em maio de 2002, eram poucos integrantes. Atualmente, o grupo já conta com mais 50 integrantes, entre homens e mulheres.

De acordo com André Moraes, com a prática destas terapias complementares, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Paidéia – Saúde da Família, pretende intervir na qualidade de vida das pessoas e, inclusive, oferecer outras possibilidades para cuidar da saúde além da terapia de medicamentos.

"A intenção é que as pessoas desenvolvam o hábito do autocuidado. E, nestes doze meses, já notamos um resultado impressionante. As pessoas se dizem mais dispostas e diminuíram a dependência de medicamentos, já que conseguem controlar melhor a pressão ou a taxa de diabetes entre outros agravos", diz.

A atividade acontece nas ruas do próprio Parque Valença, com apoio da AR 13 (Administração Regional) e da Emdec, às segundas, quartas e sextas, às 18h. O grupo é acompanhado pela equipe Rosa, constituída por um médico generalista, duas enfermeiras, três auxiliares de enfermagem e pelos agentes de saúde André Moraes, Neila Celisa dos Santos, Maria Aparecida Matielo e Cristiane Cordeiro.