Campinas vacina pessoas com 60 anos ou mais contra a gripe

08/04/2003

Também serão aplicadas doses contra difteria e tétano, nos adultos não vacinados; A Secretaria de Saúde ainda vai fazer exames para prevenir e detectar câncer de boca

Para proteger a saúde dos cidadãos com 60 anos ou mais, a Prefeitura de Campinas inicia, neste sábado, 12 de abril, a Campanha de Vacinação para o Idoso. Pessoas nesta faixa etária devem procurar os postos de vacinação onde receberão, de graça, doses contra gripe, tétano e difteria (dupla adulto). A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar, no primeiro dia de campanha, 145 postos, entre fixos e volantes, nas cinco regiões da cidade, das 8h às 17h.

Após e até dia 30, as doses estarão disponíveis em todos os Centros de Saúde. As equipes de saúde também estarão indo, até o final de abril, a 175 casas de repouso para vacinar pessoas com dificuldades de andar. A Prefeitura vai disponibilizar o telefone 156 para informações sobre locais de vacinação.

Os idosos devem levar a carteira de vacinação. Aqueles que ainda não possuem o documento receberão uma caderneta na campanha. A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar 70% da população de Campinas com 60 anos ou mais. De acordo com dados do IBGE, o município tem, atualmente, 97.214 cidadãos nesta faixa etária. No ano passado, a cobertura foi de 62,71% da população alvo da campanha.

De acordo com a enfermeira sanitarista Salma Balista, responsável pela Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental, a vacina não provoca gripe ou qualquer outra doença. Ela ressalta que mesmo as pessoas que já foram vacinadas contra gripe em anos anteriores devem repetir a dose porque, a cada ano, a vacina tem uma composição diferente para proteger contra os vírus que estão circulando.

Salma diz ser muito importante que os idosos tomem a vacina porque ela traz muitos benefícios evitando, inclusive, outras complicações de saúde, como bronquite e pneumonia. De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe e outras complicações decorrentes dela em pacientes com 60 anos ou mais é uma das principais causas de internação e mortalidade na população desta faixa etária, principalmente entre pessoas que já têm seu sistema imunológico já comprometido ou mais debilitado.

A campanha anual de vacinação para o idoso começou em 1999 no País. Em Campinas, a vacina passou a ser disponibilizada em 1998. Dados do Ministério da Saúde apontam que a estratégia diminuiu em, pelo menos, 11,7% o número de internações no País. Na região Sudeste, a redução foi de 17%.

Saúde bucal – A Prefeitura de Campinas vai aproveitar a oportunidade da Campanha de Vacinação para o Idoso para cuidar também da saúde bucal da população. Para isso, a Secretaria de Saúde vai fazer exames, gratuitos, para detecção e prevenção do câncer de boca nas pessoas que comparecerem aos Centros de Saúde para tomar a vacina.

Os profissionais de saúde também vão desenvolver atividades educativas com a população, incentivando o auto-exame de boca e orientando a população sobre cuidados que devem ser tomados para a saúde bucal.

Atualmente, no Brasil, o câncer de boca consta entre os dez mais comuns com mais de 11 mil casos por ano. A estimativa é de que de janeiro a dezembro de 2002, 122 mil pessoas tenham morrido em conseqüência da doença no País. E este número deve ser ainda maior em 2003. E, segundo profissionais de odontologia, a única maneira de reverter este quadro é por meio da prevenção.

"Somente a mudança de hábitos da população e o diagnóstico precoce podem mudar esta realidade", afirma o responsável pela área de saúde bucal da Secretaria de Saúde de Campinas, Isamu Murakami. "Por isso, a importância destas campanhas", finaliza o coordenador.