Prefeitura inaugura Módulo de Saúde da Família do Jardim Monte Cristo

09/04/2003

Com o novo serviço, a Secretaria de Saúde amplia ainda mais a assistência às famílias do Jardim Monte Cristo

A Prefeitura de Campinas, por meio do Programa Paidéia – Saúde da Família, inaugura, às 9h do próximo domingo, 13 de abril, a Unidade de Saúde da Família do Jardim Monte Cristo, na região Sul da cidade. O novo equipamento foi viabilizado com a parceria da população e custou R$ 14.969,38 aos cofres públicos.

A entrega da Unidade vai contar com a presença da Prefeita Izalene Tiene e da Secretária Municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro.

Nos últimos dois anos, a Secretaria Municipal de Saúde colocou em atividade treze módulos de Saúde da Família nas cinco regiões de Campinas. Cada unidade funciona como um Centro de Saúde pequeno, com uma equipe de Saúde do Paidéia.

No Módulo do Jardim Monte Cristo, a equipe é composta por um médico de família, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, três auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde. A população conta ainda com assistência de um ginecologista. Também há uma equipe de saúde bucal, constituída por dois dentistas, um auxiliar de consultório dentário e um técnico de higiene dental.

Agentes comunitários vão de casa em casa para cadastrar as famílias e detectar problemas. Se necessário, de acordo a enfermeira Mônica Grippo, que trabalha no módulo do Monte Cristo, a equipe de saúde pode ser acionada para ir até à residência no caso de pessoas acamadas ou impossibilitadas de andar.

Os trabalhadores do módulo também atuam na prevenção de doenças e valorizam a educação em saúde de toda família, com ênfase para gestantes, crianças e idosos.

As pessoas são atendidas na Unidade de Saúde da Família e alguns casos são encaminhados ao Centro de Saúde ou ao Pronto-Socorro São José, unidades que continuam como referência para aquela comunidade.

A equipe realiza exame de prevenção de câncer de colo de útero, atendimento médico e de enfermagem, além de aplicação de vacinas e de outros medicamentos injetáveis.

A Unidade está apta, ainda, para coletar exame para laboratório, desenvolver atividades com grupos terapêuticos e em creches, escolas, igrejas e ONGs (Organização Não Governamental).

De acordo com Mônica, a nova unidade vai facilitar o acesso da população aos serviços de Saúde. "Neste primeiro momento, estamos reconhecendo a população, cadastrando as famílias e detectando problemas. Casos graves estão sendo priorizados", diz.

A Unidade do Jardim Monte Cristo fica na avenida Carlos Stela Neto, 59, no antigo posto policial. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. A equipe de saúde bucal atende na creche da Amic (Associação dos Amigos da Criança). O serviço é vinculado ao CS São José, que é coordenado pelo médico Carlos Cezar Moutela Costa.