Projeto piloto do Centro de Saúde São Quirino pretende avaliar perfil epidemiológico da saúde bucal das crianças

10/04/2003

Profissionais do Centro de Saúde São Quirino promovem uma visita muito especial às crianças da ONG Instituto Nazareno, nesta sexta-feira, 11 de abril. A entidade fica no bairro São Quirino, região Leste de Campinas, atrás da Igreja São José.

Durante a visitação, a equipe vai encenar uma peça teatral de fantoches para orientar as crianças sobre higiene bucal. Após o teatro, elas vão passar por exame clínico para avaliação das condições de saúde bucal. Os problemas mais graves, como aqueles que necessitam de extração ou de remoção do tecido cariado, serão encaminhados para atendimento. A visita também inclui escovação supervisionada e distribuição de escovas e pastas de dentes.

Esta é a segunda visita da equipe Água do Centro de Saúde São Quirino a entidades que atendem crianças nos bairros da região Leste. A primeira ocorreu semana passada na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Recanto da Alegria. A atividade é parte de um projeto piloto desenvolvido pela unidade e inclui visitação a todas as unidades de atendimento infantil.

Na Emei Recanto da Alegria foram examinadas 123 crianças de 4, 5 e 6 anos. Do total, 52 estavam isentas de cáries, 39 tinham menos de cinco cáries e 42 possuíam mais que cinco. Elas foram orientadas e encaminhadas para remoção do tecido cariado e selamento.

De acordo com a dentista Rosana da Costa Selhi, da equipe Água, o projeto que está iniciando no São Quirino é muito importante para que a equipe possa avaliar as necessidades reais daquela população e, desta maneira, encaminhar e planejar as ações de promoção em saúde. "E para a Secretaria de Saúde como um todo é importante porque vai permitir obter o perfil epidemiológico da população nesta faixa etária", disse Rosana. O trabalho teve auxílio de duas auxiliares de consultório dentário.

Volta ao índice de notícias