Campinas vacina quase 9,5 mil contra gripe no primeiro dia de campanha

14/04/2003

Volume de doses corresponde ao dobro do número de vacinas aplicadas no dia do lançamento da vacinação em 2002

De Norte a Sul de Campinas, cidadãos com mais de 60 anos mostraram no último sábado, 12 de abril, muita disposição para cuidar da saúde. O dia marcou o início da campanha de vacinação nacional contra a gripe para pessoas da terceira idade.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 9.594 cidadãos tomaram a vacina nos 145 postos fixos e volantes espalhados pelo município no sábado. O total corresponde a 9,98% dos total de campineiros nesta faixa etária e ao dobro do número de doses aplicadas no primeiro dia da campanha de 2002.

E as doses continuam a ser aplicadas em todos os Centros de Saúde e Módulos de Saúde do Paidéia até 30 de abril e não custam nada. Também estão sendo distribuídas doses contra difteria e tétano.

A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar no mínimo 70% da população na faixa de 60 anos ou mais. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente Campinas tem 96.139 pessoas nesta faixa etária.

No Centro de Saúde do DIC 3, Região Sudoeste, as equipes de saúde promoveram rodadas de bingo para chamar a atenção para a campanha. As prendas foram doadas pela população e pelos funcionários do serviço.

No Centro de Saúde do Jardim Aurélia, Região Norte, mesmo as temperaturas mais frias da manhã de sábado não intimidaram as pessoas que foram tomar a vacina.

"É preciso se cuidar", disse a aposentada Carmelita Loures, que, acompanhada do marido, seu José, foi de manhã ao Centro de Saúde Taquaral, Região Leste para tomar a vacina. "Acho importante se prevenir agora para não correr o risco de ficar doente depois", afirmou ele.

A constatação de seu José é confirmada pela enfermeira sanitarista Brigina Kemp, responsável pela Vigilância Epidemiológica da Covisa (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental) da Prefeitura de Campinas. "A gripe pode ser a porta de entrada para outras infecções mais graves como a pneumonia e outras doenças", afirma Brigina.

Desde 1998, quando foi realizada a primeira campanha contra a gripe em Campinas, o número de complicações respiratórias, internações e mortes pela gripe entre idosos diminuiu 10%. O motivo, segundo Brigina, é a vacina. "A vacina não provoca nenhum efeito colateral, não dá febre e não provoca gripe" diz a enfermeira sanitarista. No Brasil, as campanhas contra a gripe passaram a acontecer anualmente a partir de 1999.
Brigina lembra ainda que é necessário repetir a dose todo ano, já que a cada campanha a vacina é elaborada com amostras dos vírus que estão circulando naquela temporada. E reforça: "a campanha vai até o final de abril em todos os centros de saúde e é gratuita".