Carvalho de Moura promove arrastão da saúde na Gleba B

Data 15/04/2003

Trabalho atende às diretrizes do Paidéia, que incluem prevenir doenças e promover a saúde e a autonomia das pessoas

Profissionais do Centro de Saúde Carvalho de Moura promovem nesta terça-feira, 15 de abril, mutirão da saúde na Gleba B, região Sul de Campinas. A equipe vai de casa em casa para identificar problemas, orientar as famílias, encaminhar os casos e dar dicas de saúde. A idéia é conhecer a comunidade e estabelecer vínculo com as famílias. A atividade é parte do Programa de Saúde Paidéia.

Durante a ação, os profissionais vão olhar a caderneta de vacinação e atualizar as doses em atraso. Também vão identificar famílias com crianças com baixo peso e, portanto, com risco de desnutrição. Além disso, darão dicas sobre diversos aspectos da saúde como planejamento familiar, saúde bucal, como prevenir doenças como a dengue e a tuberculose e quando procurar a equipe do Centro de Saúde.

A idéia, segundo o dentista Ricardo Abrantes do Nascimento, que trabalha como apoiador técnico na Secretaria de Saúde, é promover a saúde da comunidade, levando em consideração os riscos sociais, culturais e ambientais a que estão submetidas as famílias.

"Desta maneira, podemos mapear e identificar as famílias que precisam ser acompanhadas mais de perto, além de trabalharmos para promover o auto-cuidado. A atividade ainda amplia nossa capacidade de solucionar os problemas de saúde destes cidadãos", diz o apoiador.

A Gleba B é uma comunidade de 1.500 cidadãos que constituem cerca da 300 famílias. Todos são dependentes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Volta ao índice de notícias