Prefeitura prossegue com campanha de prevenção do câncer bucal

16/04/2003

A Prefeitura de Campinas prossegue, até o fim de abril, com a campanha de prevenção do câncer de boca em todos os 46 centros de saúde e 13 unidades de saúde da família da cidade. Os exames começaram a ser realizados no último sábado, 12 de abril, junto com a vacinação contra gripe para pessoas da terceira idade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, somente na abrangência do CS (Centro de Saúde) São José, região Sul, 145 cidadãos passaram por exames de avaliação da saúde bucal no primeiro dia da campanha. Destes, 10% apresentaram lesões suspeitas e foram encaminhados para exames mais detalhados.

O dentista Ricardo Abrantes do Nascimento, que atua como apoio técnico para o Distrito de Saúde Sul, afirma que 90% das lesões de boca têm cura se forem detectadas no início. No entanto, ele ressalta que 80% dos casos são diagnosticados tardiamente.

"O intuito, com as campanhas, é melhorar esta realidade e passar a detectar as lesões ainda no início", diz o dentista. Ele ressalta que a atividade também tem como objetivo incentivar e orientar as pessoas a realizarem a higiene bucal e o auto-exame.

Atualmente, no Brasil, o câncer de boca consta entre os dez mais comuns. Em Campinas, a rede pública de saúde do município está preparada para acolher e cuidar de todas as pessoas que quiserem realizar o exame de boca. Aquelas que apresentam lesões são encaminhadas para tratamento gratuito.