Guia do SUS Campinas pretende facilitar acesso da população aos serviços

16/04/2003

A Prefeitura de Campinas acaba de lançar o Guia do SUS (Sistema Único de Saúde) Campinas. A publicação, inédita no serviço público da cidade, pretende ampliar e facilitar o acesso das pessoas à saúde.

No Guia do SUS Campinas, os usuários poderão encontrar as principais informações sobre os Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família, como endereço, telefone, nomes dos responsáveis pelos serviços, além das áreas de cobertura de cada um e de informações sobre as demais unidades de saúde conveniadas ao SUS. O Guia foi elaborado para contribuir para maior eficácia do Sistema Único de Saúde Campineiro.

Nesta entrevista, o médico sanitarista Adilson Rocha Campos, diretor de gestão da Secretaria de Saúde, explica a função do guia e de que forma este material, que apresenta serviços e cidadania, poderá ajudar os funcionários da saúde pública e os usuários do SUS.

Quantos pacientes a Secretaria de Saúde pretende alcançar com o Guia do SUS Campinas e de que forma serão distribuídos?

O Guia foi criado para facilitar o acesso à saúde de 1 milhão de pessoas que dependem direta ou indiretamente do Sistema Único de Saúde em Campinas. Destes, 700 mil utilizam freqüentemente os serviços oferecidos pelo SUS, como assistência médica, consultas e medicamentos. Nessa primeira edição, os Guias serão distribuídos em todas as unidades de saúde, Secretarias da Prefeitura, Secretarias de Estado da Saúde, Conselhos Municipais, gabinetes de vereadores. Enfim, em órgãos públicos que têm grande trânsito de pessoas.

Já os usuários poderão ter acesso facilitado ao Guia completo neste Portal da Prefeitura no site da Secretaria de Saúde (www.campinas.sp.gov.br).

De que forma pacientes e funcionários da saúde pública serão beneficiados?

Como o Guia do SUS Campinas apresenta uma descrição de todas as unidades de saúde da cidade e suas respectivas regiões de abrangência, o trabalhador da saúde pode informar a área de cobertura correta de cada posto.

Os pacientes, por sua vez, serão atendidos pelo Módulo de Saúde da Família correspondente ao endereço de sua residência e pelo Centro de Saúde de seu bairro. Desta forma, o atendimento dos equipamentos da Secretaria de Saúde e do SUS se tornam mais eficazes.

A Secretaria de Saúde pretende lançar uma segunda edição?

Nós temos a intenção de reeditar o Guia a médio prazo de forma mais completa: terá tanto informações contidas na primeira edição, como serão inseridas dicas de higiene e hábitos saudáveis de vida, que ajudam as pessoas a se prevenir de doenças e epidemias. Nesta segunda edição pretendemos, também, ampliar a distribuição do Guia, fazendo com que a população usuária do Sistema de Saúde de Campinas tenha acesso à versão impressa.