Xavantes visitam serviços de saúde da Prefeitura

16/04/2003

Índios xavantes da aldeia Nossa Senhora da Guia, localizada no Estado do Mato Grosso, serão recebidos na manhã desta quinta, 17 de abril, pelas equipes de saúde do CS (Centro de Saúde) Tancredão. Eles vão passar por exames odontológicos e serão orientados sobre higiene e prevenção em saúde bucal. A visita dos xavantes ao município inclui várias atividades e faz parte da programação da Semana do Índio da Prefeitura de Campinas.

De acordo com Pedro Xavante, da aldeia Nossa Senhora da Guia, a idéia é conhecer o trabalho de prevenção desenvolvido pelo Centro de Saúde e, assim, poder divulgar na aldeia os meios de prevenir a cárie e outros problemas de saúde bucal.

Após a visita ao Tancredão, os xavantes pretendem conhecer também o trabalho do CS São José. Nesta quarta-feira, 16, eles conheceram o trabalho do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

Os xavantes são constituídos hoje por 2,6 mil indígenas, distribuídos em 19 aldeias pelo País. A aldeia Nossa Senhora da Guia fica a 120 km da cidade de Barra do Garça, na região do São Marcos, em Mato Grosso.