Distrito de Saúde Leste examina mais de 500 em apenas quatro dias de campanha de prevenção do câncer de boca

17/04/2003

Dentistas da Secretaria de Saúde de Campinas estão mobilizados para cuidar da saúde bucal dos cidadãos da terceira idade. Segundo a dentista Eulina Santangelo Gouvea, apoio técnico do Distrito de Saúde Leste, em apenas quatro dias, 541 pessoas passaram por exames de boca nos oito Centros de Saúde e dois Módulos de Saúde da Família instalados naquela área da cidade. Do total de pessoas examinadas, 28 foram encaminhadas para esclarecimento das lesões suspeitas.

O exame faz parte da Campanha de prevenção do câncer de boca, que ocorre junto com a vacinação contra a gripe para pessoas acima de 60 anos. Os exames e as doses da vacina continuam em todos os Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família das cinco regiões de Campinas até dia 30 de abril e não custam nada.

Durante a campanha, a população recebe orientações sobre saúde bucal, cuidados com as próteses e são orientadas e incentivadas a fazer o auto-exame de boca que visa a detecção precoce de lesões.

Atualmente, no Brasil, o câncer de boca consta entre os dez mais comuns com mais de 11 mil casos por ano. "E somente a mudança de hábitos da população e o diagnóstico precoce podem mudar esta realidade", afirma Eulina Santangelo Gouvea. "Por isso, a importância destas campanhas", finaliza.

Volta ao índice de notícias