Campinas prossegue com ações para combater a dengue

22/04/2003

De norte a sul de Campinas, equipes da Secretaria de Saúde atuam esta semana, de 22 a 26 de abril, no combate à dengue. Nesta terça-feira, 22, há atividades para remoção de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da doença, nas áreas do Centro de Saúde de Sousas e do Centro de Saúde Ipaussurama, regiões Leste e Noroeste, respectivamente.

Também neste 22, profissionais do Distrito de Saúde Sul atuam no Parque Figueira, onde já foram confirmados 12 casos autóctones da doença. Caso autóctone refere-se ao paciente que contraiu a doença no local onde mora ou trabalha. A equipe remove criadouros e promove busca de casos com sintomas suspeitos.

Ainda na Região Sul, durante toda esta semana, acontecem ações na área do Jardim Nova América. No local, no início de abril, foi confirmado um foco de dengue na Escola Estadual Benedita Sales Pimentel, onde cinco pessoas adoeceram. Desde então, as equipes promovem arrastões, atividades educativas e busca de casos suspeitos.

Nesta terça, 22, ainda na área do Jardim Nova América, está sendo promovida colocação de telas em caixas d’água. A providência visa impedir o acesso do mosquito da dengue. Até sexta, 25, no mesmo local, estará sendo desencadeada busca ativa de casos com sintomas suspeitos da dengue.

Amanhã, 23, também ocorre arrastão na área do Centro de Saúde de Barão Geraldo, norte da cidade. Na quinta, 24, a operação será na abrangência dos Centros de Saúde Aeroporto, Sudoeste, e Florence, na Região Noroeste. E, na sexta-feira, 25, a ação ocorre na área do Centro de Saúde Orosimbo Maia, Região Sul.

Ações educativas

Alunos e professores de Escolas da Região Noroeste serão conscientizados, nesta quarta-feira, 23, sobre a realidade da dengue em Campinas e as maneiras de evitar o mosquito. A idéia é que eles repassem as informações em suas casas e na comunidade.

Desde janeiro de 2003, a Secretaria de Saúde de Campinas confirmou 338 casos de dengue, sendo 285 autóctones, 52 importados, além de um que ainda está em investigação. A incidência no município é de 33,19 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Volta ao índice de notícias