Campinas aplica 30.947 doses contra gripe na primeira semana de campanha de vacinação para o idoso

22/04/2003

Cidadãos com 60 anos ou mais ainda têm até 30 de abril para tomar a vacina contra a gripe. As doses continuam disponíveis em todos os 46 Centros de Saúde e 13 Módulos de Saúde da Família de Campinas e não custam nada. Para isso, basta que o cidadão procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa e leve a caderneta de vacinação. Aqueles que não possuem o documento, receberão um ao serem vacinados.

As equipes de saúde também estarão indo, até o final de abril, a 175 casas de repouso para vacinar pessoas com dificuldades de andar. A Prefeitura disponibiliza informações sobre locais de vacinação pelo telefone 156.

Além de tomar a dose contra a gripe, a pessoa poderá, se necessário, receber a dupla adulto, que protege contra difteria e tétano. A vacina contra a pneumonia também está disponível para casos em que há indicação. Na oportunidade, a população poderá fazer ainda o exame de prevenção do câncer de boca.

A Campanha de vacinação para o idoso é nacional e começou no último dia 13 de abril. Balanço da Secretaria de Saúde de Campinas aponta que, até sábado, 19 de abril, 30.947 cidadãos tomaram a vacina na cidade. O total corresponde a 32,2% dos total de campineiros nesta faixa etária que, de acordo com o IBGE, é de 96.139. O número de doses aplicadas também é maior que o montante de vacinas aplicadas no mesmo período de 2002, quando 26.163 haviam sido vacinados.

Estudos mostram que a vacina contra a gripe reduz significativamente o número de complicações, internações e mortes de pessoas na terceira idade. Mesmo aquelas que já tomaram a vacina no ano passado devem repetir a dose porque, a cada temporada, a vacina tem uma composição diferente para proteger contra os vírus que estão circulando.

De acordo com a enfermeira sanitarista Salma Balista, responsável pela Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental, a vacina não provoca gripe ou qualquer outra doença. Ela reforça que é muito importante que os idosos tomem a vacina porque ela traz muitos benefícios evitando, inclusive, outras complicações de saúde, como bronquite e pneumonia.

De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe e outras complicações decorrentes dela em pacientes com 60 anos ou mais é uma das principais causas de internação e mortalidade na população desta faixa etária, principalmente entre pessoas que já têm seu sistema imunológico já comprometido ou mais debilitado.

Volta ao índice de notícias