Espaço 8 visita mostra "China"

23/04/2003

Na próxima terça, dia 29/04, um grupo de 12 artistas participantes do Espaço 8 Atelier, a oficina de artes plásticas do Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”, visitarão a exposição "CHINA - Os Guerreiros de Xi'an e os Tesouros da Cidade Proibida", na Oca, do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A saída de Campinas está prevista para às 12:00h.

Desde 1990, após um convênio de co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas, o “Cândido Ferreira” vem abrindo portas aos seus usuários, mudando a filosofia dos cuidados, humanizando os cuidados em saúde mental e implantando novas formas do tratar a “loucura”. Por esta nova postura, desde 1993, a instituição é considerada modelo de tratamento no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Um dos caminhos encontrados foi o trabalho com a arte. Surge em 1992, o Espaço 8 Atelier, com a proposta de trabalhar o lado estético dos artistas que porventura se encontravam na instituição, ou que vieram fazer tratamento-dia depois da abertura psiquiátrica. Muitos artistas do atelier já participaram de vários salões, bienais, e muitas vezes foram premiados. 

A prática de visita a exposições de artistas consagrados, mostras e bienais é uma constante, e segundo o coordenador do Espaço 8, o artista plástico João Bosco, "estas visitas estimulam o conhecimento de outras técnicas, que muitas vezes são aplicados nos trabalhos. A Gildete Pereira, por exemplo, começou a pintar abstrato depois d a exposição que visitou do Miró, em 99" - declara.

Volta ao índice de notícias