Saúde reforça estratégias para vacinar idosos contra a gripe

28/04/2003

A dose deve ser administrada antes do início do inverno, estação em que costuma ocorrer aumento no número de casos

Para proteger a saúde dos idosos, a Secretaria de Saúde de Campinas está reforçando, nestas segunda, terça e quarta, 28, 29 e 30 de abril, as estratégias para sensibilizar cidadãos com idade acima de 60 anos a tomar a vacina contra a gripe. A doses são gratuitas e estão disponíveis nos 46 centros de saúde e 13 módulos de saúde do Paidéia da cidade. A Campanha de vacinação para o idoso é nacional, teve início em 12 abril, e termina na próxima quarta-feira, 30.

Este ano, mais de 48.945 campineiros foram vacinados até as 18h da última sexta-feira, 25. Isto representa 50,9% da população de Campinas acima de 60 anos, que é de 96.139 segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística. A meta é imunizar no mínimo 70% desta população até quarta-feira, último dia da campanha.

As informações são do terceiro balanço parcial da vacinação em Campinas e revelam uma queda de 10% na freqüência verificada nos postos de vacinação em comparação com o mesmo período de 2002, quando mais de 54.500 idosos se vacinaram. E é necessário ressaltar que, em 2002, a Secretaria de Saúde de Campinas conseguiu vacinar, durante toda campanha, apenas 62% da população na terceira idade.

Portanto, segundo a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, conforme experiências de outros municípios e de alguns centros de saúde da cidade que apresentaram bons resultados, a Prefeitura de Campinas está sugerindo a adoção de algumas estratégias para melhorar a cobertura vacinal até o final da campanha.

Uma das alternativas, de acordo com a enfermeira, é a vacinação nas filas de banco, de preferência logo no início da manhã. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a medida foi adotada pelo município de Registro e trouxe bons resultados.

O Centro de Saúde do Dic 3, região Sudoeste, também adotou uma medida criativa este ano. O serviço promoveu um bingo para os idosos que compareceram à unidade na abertura da campanha. As prendas foram doadas pela população e pelos funcionários do serviço. O resultado surpreendeu. O CS vacinou, somente no primeiro dia, 366 idosos, quase o dobro de pessoas vacinadas no primeiro dia de campanha em 2002.

Na região Norte de Campinas e na cidade de São Paulo, uma das estratégias adotadas foi a vacinação nas missas. Medida que também trouxe muitos bons resultados. Também são apontadas alternativas como promover café da manhã nos postos de vacinação, com apoio das padarias, e vacinação nos grupos de idosos, bailes de terceira idade e em associações de bairro.

De acordo com a médica Clélia Maria Aranda, diretora da Divisão de Imunização do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual), pesquisa da Secretaria de Estado mostra que há duas explicações para a não adesão dos idosos à vacinação. São eles: o medo da reação à vacina e a idéia equivocada de que pessoas saudáveis não pegam gripe.

Clélia reforça que não há motivos para as pessoas se preocuparem com reação à vacina. De acordo com ela, apenas 15% a 20% das pessoas apresentam mal-estar, dor de cabeça e uma febre baixa que dura de 24 a 48 horas após a aplicação da dose.

No entanto, de acordo com a diretora, os benefícios alcançados compensam estas poucas horas de indisposição. "Está provado que nos mais velhos a vacina reduz em 50% as mortes decorrentes das complicações da gripe. A probabilidade de internação para quem tomou a dose também diminui, assim como cai o risco de enfarte e derrame. E o idoso saudável também se beneficia com todos estes aspectos, já que ele também não está livre das complicações da gripe", diz.

Além de tomar a dose contra a gripe, a pessoa poderá, se necessário, receber a dupla adulto, que protege contra difteria e tétano. A vacina contra a pneumonia também está disponível para casos em que há indicação. Na oportunidade, a população poderá fazer ainda o exame de prevenção do câncer de boca.

As equipes de saúde também estão indo, até quarta-feira, a casas de repouso e asilos para vacinar pessoas com dificuldades de andar. A Prefeitura disponibiliza informações sobre locais de vacinação pelo telefone 156.