Campinas se prepara para Campanha de vacinação do idoso

01/04/2004

Existem cerca de 98 mil pessoas com mais de 60 anos no município

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas participou nesta quinta-feira, 1 de abril, do I Simpósio Estadual sobre Influenza, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde. O evento, que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, é uma preparação para a Campanha de Vacinação do Idoso que ocorre em todo país entre 17 e 30 de abril.

A campanha foi instituída no Brasil em 1999, Ano Internacional do Idoso. Em Campinas, a vacinação foi disponibilizada já em 1998. Em 2003, cerca de 67 mil doses foram aplicadas na população campineira maior de 60 anos.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 70% da população com mais de 60 anos que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 98.392. Além da vacina contra a gripe, os Centros de Saúde vão disponibilizar, para casos específicos, doses contra a pneumonia (anti-pneumocócica) e contra tétano e difteria (dupla adulto).

"O país está preparando um plano contra uma possível grande epidemia de gripe, devido ao aumento da quantidade de vírus influenza em animais, à sua rápida variação e ao aumento da expectativa de vida da população", diz Maria do Carmo Ferreira, enfermeira sanitarista da Vigilância em Saúde de Campinas. Ela informa que este foi um dos temas tratados no simpósio.

Carmo Ferreira explica que foram os fatores citados acima que fizeram com que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendasse que os países se preparassem para enfrentar uma nova crise da doença. A última pandemia de influenza ocorreu 1977.

As ações que já estão sendo adotadas para o aperfeiçoamento das estratégias de vigilância e controle da gripe no Brasil também foram discutidas no simpósio. "Entre elas, está a capacitação de laboratórios de diagnóstico da infecção pelo vírus da influenza e também da rede de assistência aos pacientes. Em todo país, já foram criadas 27 unidades sentinelas, duas no Estado de São Paulo, na Capital", afirma a sanitarista.

No Brasil, são centros nacionais de referência em vírus respiratórios a Fundação Adolfo Lutz, em São Paulo, a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e o Instituto Evandro Chagas, em Belém.

Complicações da gripe são mais sérias após os 60 anos

Estudos comprovam que os idosos são mais vulneráveis às doenças pulmonares agudas, como conseqüência da gripe. Segundo Carmo Ferreira, a gripe e outras complicações decorrentes dela em pessoas acima de 60 anos é uma das principais causas de internação e mortalidade na população desta faixa etária, principalmente entre pessoas que já têm seu sistema imunológico já comprometido ou mais debilitado.

"É para proteger esta população de complicações mais sérias que o Ministério da Saúde planeja anualmente a campanha de vacinação do idoso", afirma. De acordo com a sanitarista, desde que a campanha foi instituída, houve uma diminuição considerável das internações hospitalares por problemas respiratórios. Dados do Ministério da Saúde apontam que a estratégia reduziu em, pelo menos, 11,7% o número de internações no País. Na região Sudeste, a redução foi de 17%.

Além do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Estados Unidos, México e Uruguai são os países americanos que promovem a vacinação anual de idoso contra o vírus influenza.

Volta ao índice de notícias