Cidade tem primeira turma de agentes comunitários do País

02/04/2004

Denize Assis

A primeira turma de agentes comunitários de saúde do Brasil vai se formar nesta sexta-feira, 2 de abril, em Campinas. Os 292 profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde receberão certificados de conclusão do curso, realizado a partir de uma parceria entre Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Organização Não Governamental (ONG) Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade (IPES) e o Serviço de Saúde Cândido Ferreira.

Campinas tem 560 agentes comunitários de saúde e a previsão é capacitar mais 120 até final de 2004 e o restante no ano que vem. "O agente comunitário é o profissional que, na maioria das vezes, estabelece o vínculo do serviço de saúde com a comunidade", explica a enfermeira sanitarista Elisabet Perreira Lelo Nascimento, coordenadora do projeto de capacitação dos agentes comunitários de Campinas. Segundo Elisabet, a Secretaria de Saúde tem hoje 117 equipes Paidéia de saúde da família instaladas em todas as regiões da cidade. Cada uma conta com pelo menos quatro agentes comunitários de saúde.

Os agentes, sempre moradores da comunidade, vão até as casas das pessoas, fazem o diagnóstico das necessidades de saúde de cada família, conhecem o território, cadastram as pessoas e levam estas informações até as equipes de referência nos Centros de Saúde ou Módulos Paidéia de Saúde da Família.

Segundo Elisabet, eles ainda participam do projeto terapêutico individual, plano desenvolvido pelas equipes para cada paciente, e desenvolvem trabalhos intersetoriais com as secretarias municipais, ONGs e outras instituições. "A inserção dos agentes comunitários foi um grande ganho para Campinas. Qualificou muito o trabalho da Secretaria de Saúde", diz.

O Governo Federal regulamentou a profissão de agente comunitário de saúde no ano passado. Mas Campinas já havia iniciado a capacitação em 2001.

Seis módulos. Durante o curso, os agentes assistem a 492 horas aula. O programa é dividido em seis módulos que abordam desde as atribuições específicas, políticas de saúde, SUS Campinas até a abordagem de família, direitos do usuário, participação e mobilização comunitária.

"Fomos pioneiros na questão da qualificação, da formação e da certificação dos agentes através de uma universidade", afirma a coordenadora do projeto de capacitação dos agentes.