Centro de Saúde do Jardim Conceição faz exames para prevenção do câncer de próstata

05/04/2004

Denize Assis

O Centro de Saúde Prefeito Antônio da Costa Santos, no Jardim Conceição (região Leste de Campinas), iniciou nesta segunda-feira a campanha de prevenção de câncer de próstata para homens acima de 50 anos. Os exames serão realizados durante todo o mês de abril. Para participar, é necessário agendar consulta na própria unidade.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata mata 7 mil homens por ano. No entanto, segundo a enfermeira Maria Cristina Silva, da equipe Vermelha do CS Prefeito Antônio da Costa Santos, apesar da gravidade do problema, os homens ainda não incorporaram o costume da realizar o exame preventivo.

"Em 2003, primeiro ano da campanha, a procura foi pequena, bem abaixo da nossa expectativa. E mesmo nos períodos normais de atendimento, a procura pelo exame na nossa unidade é pouca. Nosso objetivo, na campanha, é conscientizar as pessoas sobre a doença, maneiras de evitá-la e informar sobre o que o centro de saúde oferece", diz a enfermeira.

De acordo com Cristina, durante todo mês, serão espalhados cartazes na comunidade para divulgar o evento. O CS do Jardim Conceição é referência para uma população de cerca 30 mil pessoas de 12 bairros da região Leste da cidade. As pessoas que normalmente utilizam o CS estão sendo informadas para avisar nas suas casa, no seu bairro, na igreja e em outros locais sobre a campanha e a importância do exame de prevenção.

O procedimento correto, segundo Cristina, é procurar o CS em qualquer dia da semana para agendar a consulta. Existem vagas para o exame durante todas as segundas e sextas-feiras do mês de abril. No dia da consulta, o paciente conversa com o médico generalista Fábio Bittercourt Contibelli, que avalia a necessidade do exame de toque retal e do exame de sangue.

A Secretaria de Saúde informa que, em Campinas, todos os Centros de Saúde estão preparados para atuar na prevenção, diagnóstico precoce, assistência, tratamento e acompanhamento dos casos de câncer de próstata por meio de consultas médicas ou de enfermagem, da realização do exame de sangue ou de toque retal e de atividades de educação e saúde.

O CS Prefeito Antônio da Costa Santos fica na rua dr. Silvino de Godoy, 40, no Jardim Conceição, e funciona das 7h às 21h. O telefone da unidade é 3207 0601.