Secretaria adota medidas para apurar furto em Centro de Saúde

05/04/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas tomou hoje medidas para apurar o furto ocorrido no Centro de Saúde (CS) do Balão do Laranja (região Noroeste) na madrugada desta segunda-feira, dia 5. A coordenação da unidade também tomou medidas para que o CS pudesse voltar a atender a população normalmente já na tarde de ontem. Durante a manhã, o serviço teve que se manter fechado porque os ladrões levaram materiais utilizados para as consultas.

"Foram levados instrumentos médicos, impressora, rádio, forno de microondas, botijão de gás, simulador de voltagem além de equipamentos de informática", diz Maria Rita de Oliveira, fonoaudióloga que coordena o CS Balão do Laranja. A coordenadora informa que a ocorrência foi registrada no 2º Distrito Policial (DP).

O Centro de Saúde do Balão do Laranja fica na região Noroeste de Campinas e é referência para 19 mil pessoas de cinco bairros e cinco núcleos. Diariamente, 800 pessoas passam pela unidade. O serviço conta com três equipes do Paidéia – Saúde da Família e com uma equipe de saúde mental. Ainda serve como campo de estágio para alunos da área médica, de enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas).

Capivari. Também na madrugada desta segunda-feira, 5 de abril, duas pessoas que invadiram o Centro de Saúde do Jardim Capivari (região Sudoeste) foram presas em flagrante pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. A psicóloga Inajara Lopes, coordenadora do CS, conta que os vizinhos perceberam a invasão e acionaram a polícia.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que mantém a segurança, por meio do trabalho de vigilância de guardas da empresa Gocil Serviços de Vigilância e Segurança Ltda., nos locais mais complexos, entre eles unidades que funcionam 24 horas.

O médico sanitarista Roberto Marden, diretor municipal de Saúde, afirma que a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, tem desenvolvido ações para prevenir o problema da violência nas dependências e nas imediações dos serviços de saúde do município.