Prefeitura inaugura novo Módulo de Saúde da Família do Rossin

06/04/2004

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas inaugura, às 16h desta quarta-feira, 7 de abril, as novas instalações do Módulo Paidéia de Saúde da Família do Rossin que atende a 7 mil pessoas da região Noroeste da cidade. O serviço, agora com espaço físico maior, fica na rua Gertrudes Mouro Rossin, 690. A inauguração integra a recuperação da infra-estrutura da rede municipal de saúde e faz parte das atividades para marcar a Semana Municipal da Saúde e o Dia Mundial de Luta pela Saúde, comemorado hoje.

Com a nova estrutura, o módulo passou a contar com mais salas, incluindo farmácia, quatro consultórios e ainda tem a previsão, para breve, da instalação do consultório de odontologia. Além disso, o espaço mais adequado vai propiciar alterações na recepção o que favorece o trabalho de humanização do serviço.

"A ampliação melhorou as condições de trabalho da equipe, o que aumenta a capacidade do serviço de desenvolver ações de saúde e, consequentemente, melhora a qualidade do atendimento à população", diz a médica Maria Aparecida de Fátima Cardoso, coordenadora do Centro de Saúde Florence ao qual está vinculado o módulo.

A equipe do módulo Rossin é constituída por um médico generalista (médico de família), um ginecologista, uma enfermeira, três auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde. As pessoas são atendidas na própria unidade e os casos mais de maior gravidade, como os de pessoas acamadas, recebem assistência da enfermeira e do médico também em casa. Até o final de 2004, segundo Fátima, a idéia é ampliar a equipe, instalar o Conselho Local de Saúde (CLS) e construir uma sede própria já que a casa, agora, é alugada.

Atualmente, o serviço, além das consultas médicas e de enfermagem e visitas dos agentes comunitários às famílias, desenvolve várias atividades em grupo e nas escolas e em outros espaços da comunidade. Entre elas constam ginástica chinesa lian gong, ginástica postural, grupos de terceira idade, hipertensão e diabetes, gestantes e desnutridos. Também há ações educativas relacionadas ao câncer de colo de útero e de mama e às DST/Aids (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Pacientes com tuberculose recebem tratamento em casa, quando necessário.

O Módulo funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 15h30 e é referência para moradores do Jardim Rossin, núcleos Residenciais Princesa D´Oeste e Monte Alto, ocupação do Satélite Íris 4, parte do Satélite Íris 3 e a zona rural. O telefone do serviço é 3221 8907.