Centros promovem ações educativas para marcar Dia Mundial de Luta pela Saúde

07/04/2004

Denize Assis

Uma série de atividades de promoção à saúde, entre elas ginástica chinesa e postural e exames de diabetes e de pressão alta, marcaram o Dia Mundial de Luta pela Saúde, nesta quarta-feira, 7 de abril, nos Centros de Saúde de Campinas. A Secretaria de Saúde também inaugurou as novas dependências do Módulo de Saúde da Família do Rossin (região Noroeste).

No Centro de Saúde Vila Rica (região Sul), durante todo dia, os usuários puderam participar de grupos de caminhada, ginástica postural e ginástica chinesa lian gong (diz-se liam cum). Ainda foram disponibilizados testes de acuidade visual e exames para verificar a pressão arterial, diabetes e lesões de boca.

A equipe do CS também promoveu palestras e gincanas com temas como métodos anticoncepcionais, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de dengue, coleta seletiva de lixo e redução de danos. As ações aconteceram na praça da igreja São Francisco de Assis, próximo ao Centro de Saúde.

Esmeraldina. A equipe do Centro de Saúde Esmeraldina (região Sul) também aproveitou a data para desenvolver ações de conscientização e de educação em saúde. A comunidade foi orientada sobre como prevenir a dengue, a leptospirose e a febre maculosa.

Preservativos e folhetos com orientações sobre como prevenir as DSTs foram distribuídos. Houve palestra sobre redução de danos e distribuição de kits, cada um contendo folheto com explicações sobre a necessidade de não compartilhar seringas e de usar o preservativo nas relações sexuais, além de informações sobre Aids, sífilis e hepatite e o telefone do disque Aids.

Também foram divulgadas informações sobre o Conselho Local de Saúde (CLS), como participar e sobre as próximas eleições, que ocorrem em breve. Os usuários puderam conferir um painel com fotos sobre a história do Centro de Saúde e uma exposição de espécies de animais da fauna sinantrópica (escorpiões, aranhas, cobras), com orientações de prevenção a acidentes. Ainda foram promovidas aulas de lian gong e jogos recreativos (dama e dominó). Crianças da comunidade plantaram mudas de árvores na praça ao lado do CS.

A enfermeira Márcia Regina Geniselli, coordenadora do centro de saúde, disse que o objetivo da atividade é divulgar, principalmente para a parcela da comunidade que não costuma de usar o serviço, qual é o papel do CS. "É um momento para reforçar o vínculo com a população e ampliar a visão que as pessoas têm do nosso serviço que, além de acolher e tratar o cidadão num momento de crise, também atua em outros momentos da vida para promover a saúde", afirmou.

Desafios da saúde pública. À noite, no Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (Cets), houve debate sobre o tema "Desafios para o SUS no atual cenário brasileiro". A discussão, promovida pelo Centro Brasileiro de Estudos da Saúde/Núcleo de Campinas (Cebes), teve como palestrante o professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Nelson Rodrigues dos Santos. Na ocasião houve o lançamento do jornal do Cebes-Campinas.