Tancredão orienta sobre diabetes na Semana Municipal da Saúde

07/04/2004

O Centro de Saúde (CS) Tancredo Neves (região Sudoeste) promove nesta quinta-feira, 8 de abril, atividades de conscientização sobre diabetes. As ações acontecem das 8h às 11h no Supermercado Barão, na rua Pedreira, 536, Jardim Campos Elíseos, e fazem parte da programação da Prefeitura para marcar a Semana Municipal da Saúde e o Dia Municipal da Saúde, comemorado nesta quarta-feira, 7 de abril.

O cirurgião dentista e sanitarista Jorge Luís Fernandes, coordenador do CS, informa que o objetivo é esclarecer a população adulta sobre os riscos da diabetes, identificar novos casos e encaminhá-los para acompanhamento. "A comunidade pela qual se responsabiliza o Tancredão é constituída por uma maioria de idosos, população mais acometida pelo diabetes. Por isso escolhemos este tema", diz.

Jorge explica que uma equipe com médico, enfermeiro e agentes comunitários de saúde vai estar no supermercado para dar orientações, distribuir folhetos educativos e fazer o teste de glicemia. Haverá ainda aferição da pressão arterial.

Os profissionais vão preencher um questionário para cada pessoa para discriminação de risco para a diabetes e, se necessário, vão orientar a pessoa a procurar o CS para acompanhamento e/ou prática de terapias alternativas como ginástica chinesa lian gong (diz-se liam cum) e caminhadas.

A expectativa, segundo Jorge, é identificar casos novos e orientar sobre a doença. A pessoa também vai receber dicas para manter a saúde bucal e será esclarecida sobre a relação do tema com a diabetes. "Escolhemos o supermercado porque queremos ir ao encontro da comunidade e em espaços onde vamos encontrar também pessoas que normalmente não costumam ir ao centro de saúde", diz o coordenador.

O CS Tancredão fica na avenida Tancredo Neves, 5.101, no Jardim Campos Elíseos. A unidade é referência para uma população estimada em 35 mil pessoas. Os telefones são 3227 3811 e 3268 6262.