FUMEC e Cândido Ferreira inauguram "Projeto Casa-Escola"

12/04/2004

No dia 12 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, através da Fundação Municipal de Ensino Comunitário (Fumec), e o Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" inauguram o "Projeto Casa-Escola "  na região sul do município de Campinas. Na ocasião, será servido um café da manhã, às 8:30h, na nova sede do Casa-Escola (Rua Beato Marcelino Champagnat,17-Jd.Sta.Odila), próximo ao Centro de Saúde Santa Odila e Centro de atenção Psicossocial  Antônio da Costa Santos (Caps Toninho).

A inauguração do Casa-Escola na região sul faz parte das comemorações dos 80 anos do Cândido Ferreira e vem atender a demanda da própria comunidade local. O Caps Toninho, que atende a região sul, já oferecia alfabetização aos usuários e à comunidade local desde 2002, quando organizou sua primeira sala de aula. Em 2003, passou a oferecer uma segunda sala de aula, no período da tarde. Com uma procura maior por parte da comunidade, a Fumec e o Cândido Ferreira decidem, então, implementar essa nova sede do Casa-Escola na região.  

A parceria entre a Fumec e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, que teve início entre os anos de 1996 e 1997 com a inauguração do Centro Cultural Cândido-Fumec e do primeiro Projeto Casa-Escola — localizado em Sousas — é um formador para o desenvolvimento do aprendizado do respeito aos direitos de aprender e conviver, num contexto parecido com a escola. O objetivo é oferecer o direito à alfabetização, convivência social e cultura, não só aos usuários de saúde mental como a toda comunidade local. No campo da educação formal o Casa-Escola atende 160 alunos, distribuídos em 13 salas de aula no Centro Cultural Cândido-Fumec, Caps Toninho e Caps Estação. No campo do lazer, o Casa-Escola oferece diversas oficinas, artesanato, capoeira, dança do ventre, ginástica harmônica, entre outras atividades.

O Cândido Ferreira foi fundado em 14 de abril de 1924, motivado por uma matéria do jornal O Estado de S. Paulo, publicada em 1916, em que os jornalistas denunciavam maus tratos cometidos contra os portadores de transtorno mental, que naquela época ficavam presos no porão da cadeia pública de Campinas. A partir desta denúncia, um grupo de filantropos se reuniu e trabalhou para a fundação do hospital. 

Desde 1990, uma parceria entre o Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" e a Prefeitura Municipal de Campinas tem viabilizado o processo de humanização das formas de cuidado na saúde mental. Portas foram abertas, grades foram retiradas, foram abolidos o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos, hoje, se baseiam no respeito aos direitos do portador de transtorno mental e buscam sua reinserção social e familiar, mantendo como eixo terapêutico principal a promoção da cidadania.  

Volta ao índice de notícias