Cândido Ferreira comemora 80 anos – veja a programação

12/04/2004

No dia 14 de abril, o Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" comemora 80 anos da sua fundação em Campinas. A instituição é referência no tratamento da saúde mental no Brasil, desde 1993, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O principal objetivo do "Cândido Ferreira" é a desospitalização, a participação social dos usuários e o respeito ao direito à convivência dos diferentes.

Para dar início às comemorações desses 80 anos no cuidado da saúde mental em Campinas, o programa Maluco Beleza, produzido e apresentado pelo grupo de “Jornalistas do Cândido” — formado por usuários do serviço — leva ao ar uma edição especial, no dia 10 de abril, com a participação de funcionários, colaboradores, usuários, entre outros. Outros eventos vão destacar a trajetória do serviço no município, ainda neste mês de abril. As comemorações seguem durante todo o ano de 2004 e terminam em 2005, no mês de fevereiro, quando o desfile de Carnaval do bloco Unidos do Candinho fecha a programação de aniversário do Cândido.  

Hoje, a entidade atende um público de aproximadamente 1.120 usuários por mês e conta com um Núcleo de Atenção à Crise, um Núcleo de Atenção a Dependentes Químicos, três Centros de Atenção Psicossocial, um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de trabalho, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Ateliê - ateliê de arte do serviço - e uma escola para alfabetização de adultos, o Centro Cultural Cândido Fumec. Os usuários também realizam atividades relacionadas à Comunicação Comunitária, divididas em quatro oficinas: oficina de jornal impresso, oficina de rádio, oficina de TV e oficina de fotografia.  

O Cândido Ferreira foi fundado em 14 de abril de 1924, motivado por uma matéria do jornal O Estado de S. Paulo, publicada em 1916, em que os jornalistas denunciavam maus tratos cometidos contra os portadores de transtorno mental, que naquela época ficavam presos no porão da cadeia pública de Campinas. A partir desta denúncia, um grupo de filantropos se reuniu e trabalhou para a fundação do hospital.

Desde 1990, uma parceria entre o Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" e a Prefeitura Municipal de Campinas tem viabilizado o processo de humanização das formas de cuidado na saúde mental. Portas foram abertas, grades foram retiradas, foram abolidos o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos, hoje, se baseiam no respeito aos direitos do portador de transtorno mental e buscam sua reinserção social e familiar, mantendo como eixo terapêutico principal a promoção da cidadania.

Programação:

ABRIL/2004

10 - Programa Maluco Beleza/Especial 80 Anos

12 - Inauguração do projeto Casa-Escola na região sul

16 - Festa aniversário do Caps Esperança

19 - Festa aniversário do Caps Estação

23 - Culto Ecumênico e apresentação do grupo teatral Último Tipo

29 - Inauguração da loja/Projeto Tear, em Guarulhos/SP

30 - Torneios Esportivos entre os usuários (Futebol, Vôlei e Basquete) e Concurso de Videokê

Volta ao índice de notícias