Campinas promove 2ª edição da Semana Municipal de Fitoterapia

12/04/2004

Saberes à luz do sol, informação e saúde é o tema do evento,
que acontece de terça
a sexta-feira

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas promove de amanhã, 13 de abril, a sexta-feira, 16, na Estação Cultura, a 2a Semana Municipal de Fitoterapia que, este ano, tem como tema Saberes à luz do sol, informação e saúde. O objetivo é divulgar a fitoterapia – terapêutica que utiliza plantas medicinais – para as equipes de saúde e para a população, gerar informações e debater outros temas relacionados ao assunto.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde tem padronizados na rede 12 medicamentos extraídos de plantas. A meta é, em breve, manipular estes doze fitoterápicos em uma farmácia própria chamada Botica da Família. "Isto vai garantir melhor controle de qualidade e fornecimento contínuo. Também pretendemos ampliar a oferta de itens", diz a médica homeopata Eloísa Cavassani Pimentel, coordenadora do programa municipal de Fitoterapia.

O evento está sendo realizado pela Prefeitura de Campinas, em parceria com o Instituto Ideais, e tem o apoio do Serviço de Saúde Cândido Ferreira, Câmara Municipal de Campinas, Centro de Pesquisas Químicas Biológicas e Agrícolas da Universidade Estadual de Campinas (CPQBA-Unicamp), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas) e das Organizações Não Governamentais (ONGs) Plantando Paz na Terra e Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

Profissionais de saúde podem participar mediante inscrição, gratuita, que deve ser feita somente nesta terça-feira, a partir das 14h, na própria Estação Cultura. O evento é aberto ao público. Além de palestras, a semana terá apresentações artísticas, entre elas corais e danças, exposição de fotogramas, de livros, produtos e serviços fitoterápicos e de plantas medicinais.

Eloísa Cavassani diz que, além de divulgar a fitomedicina, a Secretaria de Saúde pretende informar e sensibilizar profissionais e cidadãos quanto ao valor preventivo e terapêutico da fitoterapia. "Ampliar a fitoterapia na rede pública faz parte do programa Paidéia que tem como diretriz oferecer mais possibilidades para a população e estimular o auto-cuidado", diz.

A coordenadora informa que, durante o evento, a Secretaria de Saúde vai expor o programa de Campinas, informar sobre a Botica da Família e contar a experiência da parceria com o Serviço de Saúde Cândido Ferreira. "Para garantir o abastecimento das espécies, a Prefeitura estabeleceu esta parceria. Os usuários do serviço, por meio das oficinas agrícolas, cultivam as plantas e vão fornecer as espécies para a botica. Para isto, recebem bolsas", diz.

Maiores informações sobre a Semana de Fitoterapia podem ser obtidas no portal da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br, neste portal ou ainda pelo endereço saude.fitoterapia@campinas.sp.gov.br.

A Estação Cultura fica na praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, no Centro. Participantes podem utilizar estacionamento com entrada pela rua Francisco Teodoro, na Vila Industrial. Neste caso, após estacionar o veículo, a pessoa deve utilizar o túnel de pedestres para ter acesso ao local do evento.

Uso milenar. A utilização de plantas medicinais para prevenção e tratamento de doenças é milenar. Há registros da fitoterapia de 60 mil anos atrás. Outros países, como a Alemanha, equiparam esses medicamentos aos alopatas. No Brasil, o Ministério da Saúde considera a fitoterapia como opção terapêutica dentro da alopatia. "O médico ou o paciente podem optar pela alopatia ou pela fitoterapia", diz Eloísa.

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução para que define as categorias de fitoterápicos e tem como objetivo garantir qualidade científica aos remédios extraídos das plantas. A resolução também amplia de 13 para 30 o número de plantas consideradas de uso medicinal.