Saúde bucal também será avaliada

14/04/2004

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas vai aproveitar a oportunidade da vacinação do idoso, de 17 a 30 de abril, para promover a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal. Este é o quarto ano consecutivo em que as duas campanhas são realizadas simultaneamente. A Secretaria de Saúde vai fazer exames, gratuitos, para detecção e prevenção da doença nas pessoas que comparecerem aos Centros de Saúde para tomar a vacina.

Os profissionais de saúde também vão desenvolver atividades de divulgação de sinais e sintomas do câncer bucal e de locais de atendimento à população. "A expectativa é sensibilizar os cidadãos, incentivá-los a realizar o auto-exame de boca e orientá-los sobre cuidados que devem ser tomados para manter a saúde bucal", diz o dentista Isamu Murakami, coordenador municipal da área de saúde bucal.

Segundo Isamu, pacientes com alterações na mucosa – língua, lábio e bochecha – serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado. "Aqueles que tiverem lesão de grau mais complexo vão ser encaminhados para a clínica de referência em diagnóstico bucal", diz.

Atualmente, no Brasil, o câncer de boca consta entre os dez mais comuns. Em 2000, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do total de óbitos por neoplasias (câncer), 6,2% no sexo masculino e 1,2% no sexo feminino foram originados na boca e seus anexos.

"E somente a mudança de hábitos da população e o diagnóstico precoce podem mudar esta realidade", afirma Isamu. Segundo ele, 90% dos casos de câncer de boca são curáveis se diagnosticados na fase inicial.