Caps Esperança comemora um ano de atendimento à saúde mental na próxima sexta, dia 16 de abril

16/04/2004

Neste mês, o Centro de Atenção Psicossocial "ESPERANÇA" — Caps Esperança completa o primeiro ano de prestação de serviço à saúde mental para a região leste, no bairro Taquaral, em Campinas. A comemoração será no dia 16 de abril (sexta-feira), às 16:00h, na sede do Caps Esperança (Rua Padre Domingos Giovanini, 290 - Taquaral - Campinas/SP), numa festa a fantasia organizada pelos usuários e funcionários do serviço. O "ESPERANÇA” foi o quinto Caps a ser implementado no município, oferecendo atendimento ambulatorial por 24h. O evento faz parte da programação que comemora os 80 anos do Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”.

A implantação dos Caps foi o que possibilitou o reconhecimento de Campinas como cidade-modelo no tratamento da saúde mental no Brasil. Os Caps são equipamentos substitutivos à internação convencional e prestam atendimento à população em diversas regiões da cidade, ficando mais próximos aos bairros em que os usuários de saúde mental residem. Estes serviços evitam a internação integral em hospital psiquiátrico e contribuem no processo de reinserção social e familiar de seus usuários, por meio de atividades e eventos que envolvam a comunidade — o que pode fazer diminuir o preconceito e a exclusão.

Desde 1990, uma parceria entre o Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" e a Prefeitura Municipal de Campinas tem viabilizado o processo de humanização das formas de cuidado na saúde mental. Portas foram abertas, grades foram retiradas, foram abolidos o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos, hoje, se baseiam no respeito aos direitos do portador de transtorno mental e buscam sua reinserção social e familiar, mantendo como eixo terapêutico principal a promoção da cidadania.  Por esta nova postura, o Cândido Ferreira é considerado referência no tratamento da saúde mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1993.