Caps Estação comemora quatro anos de atendimento à saúde mental na próxima segunda, dia 19 de abril

16/04/2004

No dia 11 de abril, o Centro de Atenção Psicossocial Estação (Caps Estação) completou o quarto ano de prestação de serviço à saúde mental para Campinas, na região norte do município. Por isso, no dia 19 de abril, próxima segunda-feira, funcionários e usuários do serviço prepararam um grande churrasco de confraternização, que acontece a partir das 10:00h, no Clube do Sindicato da Saúde (Rodovia Campinas-Monte Mor, km 13, em frente à entrada do bairro Jd Amanda). O evento faz parte da programação que comemora os 80 anos do Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”.

O Caps Estação foi o primeiro a oferecer atendimento integral (24h) em saúde mental, para a população do Distrito Norte da cidade. Hoje atende um público de aproximadamente 200 usuários, encaminhados pela rede municipal de saúde. Além disso, o Estação presta assistência a 35 moradores,  distribuídos entre 5 residências terapêuticas, grande parte desse grupo formado por ex-moradores do Cândido Ferreira. Do processo de humanização das alas “Paraíso” e “Arco-Íris”, com o resgate de documentos de identidade dos pacientes, resgate do contato com as famílias — entre outras ações — ocorreu o fechamento dessas duas alas e surgiram, então, as moradias assistidas pelo Caps Estação, para aqueles pacientes que perderam o contato com suas famílias.  

Os Caps são serviços que foram descentralizados para atender a população mais próximo aos bairros onde residem. Campinas oferece seis Caps, atualmente, três deles gerenciados pelo Cândido Ferreira. Além das pessoas que procuram pelo serviço, os Caps acompanham as moradias assistidas, localizadas na sua região de abrangência. A implantação dos Caps foi o que possibilitou o reconhecimento de Campinas como cidade-modelo no tratamento da saúde mental no Brasil. Estes serviços evitam que ocorra a internação integral em hospital psiquiátrico e contribuem no processo de reinserção social e familiar de seus usuários, por meio de atividades e eventos que envolvam a comunidade — o que pode fazer diminuir o preconceito e a exclusão.  

Desde 1990, uma parceria entre o Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" e a Prefeitura Municipal de Campinas tem viabilizado o processo de humanização das formas de cuidado na saúde mental. Portas foram abertas, grades foram retiradas, foram abolidos o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos, hoje, se baseiam no respeito aos direitos do portador de transtorno mental e buscam sua reinserção social e familiar, mantendo como eixo terapêutico principal a promoção da cidadania.  Por esta nova postura, o Cândido Ferreira é considerado referência no tratamento da saúde mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1993.

Volta ao índice de notícias