Encontro discute medidas contra o tabagismo

16/04/2004

Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério do Trabalho e com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) da Prefeitura, promove na próxima segunda-feira, 19 de abril, o I Encontro das Cipas Municipais para discutir a Pandemia de Tabagismo em Campinas. O evento acontece das 8h30 às 13h no Salão Vermelho da Prefeitura, na avenida Anchieta, 200.

O objetivo é sensibilizar e conscientizar os cipeiros sobre a gravidade do tabagismo, sua conseqüências e como promover o ambiente livre do cigarro. No encontro serão apresentados dados, panorama mundial do problema e as ações de combate ao tabagismo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as secretarias Municipal e Estadual de Educação e Cipa da Prefeitura.

Dados da Vigilância em Saúde de Campinas mostram que mais de 50% das mortes ocorridas na cidade por câncer de pulmão, boca e esôfago em homens e por câncer de laringe em mulheres, entre 1995 e 1999, estavam relacionadas ao tabagismo. Segundo o Ministério da Saúde, o cigarro causa 200 mil mortes de brasileiros por ano.

O tabagismo é responsável, ainda, por faltas no trabalho, gastos com doenças, perda de produtividade, aposentadorias precoces e danos ao meio ambiente incluindo poluição e incêndios. "As doenças relacionadas ao tabaco são responsáveis por 69% das internações hospitalares e aumentam em 50% ao ano os recursos da saúde", informa a médica sanitarista Dora Zanin, coordenadora municipal da Saúde do adulto.

A expectativa dos organizadores é que 250 pessoas participem do encontro entre cipeiros da Prefeitura, de autarquias e de 15 empresas privadas do município. "A idéia é que estes profissionais passem a atuar como multiplicadores das ações de combate ao tabagismo nos seus ambientes de trabalho", diz Darci Pinheiro Oliveira, coordenador municipal da área da Saúde do Trabalhador.

Volta ao índice de notícias