Vacinação contra a gripe começa sábado e meta é vacinar 9,7 mil

16/04/2004

Durante toda a campanha, Prefeitura quer vacinar 70% dos idosos da cidade

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas pretende vacinar mais de 9,7 mil pessoas com mais de 60 anos neste sábado, 17 de abril, no primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe. O total corresponde a 10% da população da cidade nesta faixa etária que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 97,2 mil habitantes.

No ano passado, no lançamento da campanha, foram vacinados 9,98% das pessoas com mais de 60 anos. A meta, durante toda a campanha, que vai ser encerrada em 30 de abril, é vacinar pelo menos 68 mil pessoas (70% dos idosos da cidade).

A campanha contra a gripe é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com secretarias estaduais e municipais de saúde de todo País. Em Campinas, neste sábado, as doses estarão disponíveis, das 8h às 17h, em 152 postos fixos e volantes espalhados pelas cinco regiões da cidade.

Duas semanas. A campanha vai durar duas semanas. A partir de segunda-feira, 19, e até o final de abril, as doses estarão disponíveis em todos os Centros de Saúde e Módulos Paidéia de Saúde da Família. As equipes também irão às instituições que abrigam idosos. Pessoas com dificuldades para andar receberão as doses em casa. Para isto, a visita deverá ser agendado com o Centro de Saúde do bairro.

A enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde de Campinas, informa que a vacinação contra a gripe acontece sempre antes do inverno, pois com a chegada do frio cresce o risco de se contrair doenças respiratórias e há um aumento no número de internações hospitalares causadas por esses problemas de saúde.

Carmo Ferreira orienta que as pessoas levem o cartão de vacinas. Também serão aplicadas doses contra difteria e tétano (dupla adulto), em adultos ainda não vacinados, e contra pneumonia (anti-pneumocócica), em pessoas com problemas específicos. As doses são gratuitas. A Secretaria Municipal de Saúde solicitou 78,5 mil vacinas contra a gripe, 14,4 mil da dupla adulto e 5,6 mil da anti-peumocócica.

"A vacina protege contra o vírus influenza, que causa a gripe. A pessoa vacinada corre menos risco de desenvolver quadros graves da doença, que requerem internação hospitalar e podem evoluir para pneumonia ou mesmo a morte. Mesmo as pessoas que já tomaram a vacina em anos anteriores, devem repetir a dose pois a cada temporada a vacina muda para proteger contra as novas cepas do vírus", afirma a sanitarista.

Câncer de boca. Durante a campanha, a Secretaria de Saúde também vai realizar exames de prevenção do câncer de boca. As equipes vão orientar as pessoas para a prevenção deste tipo de câncer, com informações sobre o auto-exame de boca e sobre os cuidados que devem ser tomados com a higiene bucal.

Informações sobre os postos de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156. Para solicitar vacina domiciliar, no caso de pacientes acamados, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde ou o Módulo Paidéia de Saúde da Família mais próximo de sua casa.