Campinas vacina mais de 12 mil idosos no primeiro dia de campanha contra gripe

19/04/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 12,5 mil pessoas contra a gripe no último sábado, 17 de abril, no lançamento da Campanha de Vacinação do Idoso. O resultado corresponde a 12,87% do total de moradores do município acima de 60 anos. A meta era imunizar pelo menos 9,7 mil pessoas, ou 10% do público-alvo, formado por 97,2 mil habitantes. A expectativa, durante toda a campanha, que vai ser encerrada em 30 de abril, é vacinar pelo menos 68 mil pessoas (70% dos idosos da cidade).

Este é o melhor resultado obtido pelo município no primeiro dia de campanha desde 1998, quando Campinas instituiu a vacinação anual para a população idosa. No ano passado, no mesmo período, foram vacinados 9,5 mil, o que representou 9,98% dos idosos da cidade e correspondeu ao dobro do número de doses aplicadas em 2002.

"É preciso se cuidar, afinal quem não se cuida não pode ajudar ninguém", disse o ferroviário aposentado Odilon Barretto, que logo nas primeiras horas do sábado procurou o Centro de Saúde do Balão do Laranja (região Noroeste) para tomar a dose contra gripe. Odilon toma a vacina todos os anos e garante que "não sabe", desde 1998, o que é ficar doente.

Segundo a enfermeira sanitarista Salma Balista, coordenadora da Saúde Coletiva de Campinas, a vacinação contra a influenza em idosos contribuiu para a diminuição considerável das internações hospitalares por problemas respiratórios. De acordo com o Ministério da Saúde, o País registrou uma redução média de 10% nas internações por complicações da gripe desde quando foram instituídas as campanhas.

A campanha contra a gripe é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com secretarias estaduais e municipais de saúde de todo País. Em Campinas, a partir de hoje, 19 de abril, as doses continuam a ser aplicadas em todos os Centros de Saúde e Módulos de Saúde do Paidéia. Também estão sendo distribuídas vacinas contra a difteria e o tétano (dupla adulto) e contra a pneumonia (anti-pneumocócica).

As equipes também irão, nas próximas duas semanas, às instituições que abrigam idosos. Pessoas com dificuldades para andar receberão as doses em casa. Para isto, a visita deve ser agendada com o Centro de Saúde do bairro. "A vacina é extremamente segura e pode ser tomada por todos. Se houver dúvida, a pessoa deve procurar as equipes de vacinação", diz Salma.

Volta ao índice de notícias