Prefeitura visita quatrocentos imóveis em ação anti-dengue

20/04/2004

Denize Assis

A equipe da Vigilância em Saúde (Visa) Leste, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, visitou mais de 400 imóveis e removeu quatro caminhões de entulhos e outros materiais durante operação contra a dengue no Taquaral. A ação, realizada em duas etapas, ocorreu na quinta-feira, 15 de abril, em 15 quarteirões no Jardim Santa Cândida e na última segunda-feira, 19, em seis quarteirões na área que abrange as ruas Paula Bueno, Otávio Machado, Azarias de Melo, Lotário Novaes, Carlos N. Paula e Margarida de Campos.

"O arrastão é mais uma providência da série de medidas desenvolvidas pela Secretaria de Saúde durante todos os dias úteis deste ano na cidade para o combate ao mosquito da dengue", diz Janilce Souza, supervisora de controle ambiental da Visa Leste. Segundo ela, as equipes aproveitam as operações de remoção de criadouros para promover ações educativas e fazer a busca de casos suspeitos.

Esta semana, além do arrastão na área do Taquaral (região Leste), foram desenvolvidos trabalhos nesta terça-feira, 20, na área do Balão do Laranja (região Noroeste), e serão feitas atividades na quinta-feira, 22, na abrangência do Centro de Saúde Santa Lúcia (região Sudoeste), e na sexta, 23, no Vila Rica (região sul).

Ambiente seguro. Janilce afirma que o controle da dengue depende da ação ininterrupta das autoridades sanitárias para manter o ambiente seguro e da conscientização da comunidade. Ela explicou que a população deve certificar-se que as caixas d´água estão adequadamente limpas e vedadas, colocar areia nos pratinhos de vasos de planta, fechar bem os sacos plásticos utilizados para acondicionar lixo e manter a lixeira tampada, retirar a água parada das lajes, jogar no local adequado entulhos acumulados nos quintais, entre outras orientações já difundidas pela Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde.

De acordo com Janilce, essas recomendações, quando executadas, garantem a eliminação dos potenciais criadouros do mosquito e previnem a ocorrência de surtos nos meses de calor e chuva. A supervisora explicou que nas ações em campo, como arrastões, cata-bagulhos e mutirões, as equipes constatam que há, por parte da população, reposição rápida de recipientes que servem como criadouros. "É necessário que as pessoas se conscientizem e não acumulem materiais", disse.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar rapidamente o Centro de Saúde.

Redução. Desde janeiro deste ano, em Campinas, foram registrados 17 casos de dengue, uma redução de mais de 95% em relação ao mesmo período de 2003, quando houve 389 notificações confirmadas.

Volta ao índice de notícias