Seminário propõe maior rigor na coleta dos índices de infecção hospitalar

23/04/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE), promoveu nesta sexta-feira, 23 de abril, seminário sobre Infecção Hospitalar onde propôs a implantação de um novo instrumento de coleta de dados. O objetivo é melhorar a qualidade dos índices de infecção hospitalar e monitorá-los. O encontro aconteceu na Estação Cultura com a participação de representantes dos hospitais do município e de mais cinco hospitais da Região Metropolitana de Campinas e Direção Regional de Saúde (DIR-12).

"O maior controle da infecção hospitalar garante que as pessoas, ao serem submetidas a procedimentos, não contraiam doenças", diz o médico sanitarista Vicente Pisani Neto, da Vigilância em Saúde de Campinas. Vicente explica que é responsabilidade da Vigilância em Saúde do município analisar os relatórios mensais das comissões de controle de infecção hospitalar e verificar se estão sendo tomadas medidas para diminuir a incidência de infecção na instituição. A Vigilância também analisa a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

As novas planilhas propostas no seminário começam a ser elaboradas já no próximo mês. O objetivo é trabalhar locais com maior risco de infecção hospitalar como Unidade de Terapia Intensiva (UTI), UTI neonatal, centro cirúrgico com alguns tipos de cirurgia e hospitais de longa permanência. Atualmente, de acordo com Vicente, os relatórios não refletem os riscos por apresentarem índice de infecção geral do hospital, não traduzindo áreas de risco.

No seminário também foi abordada a avaliação do laboratório dos hospitais por meio amostras de cultura para alguns microorganismos. "O intuito é analisar as culturas de sangue positivas e concluir que microorganismos estão provocando a infecção hospitalar e, assim, tomar medidas para reduzir os riscos", diz o médico sanitarista.

Volta ao índice de notícias