Campinas vacina mais de 27 mil idosos em três dias de campanha contra gripe

23/04/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 27,6 mil pessoas contra a gripe nos três primeiros dias da Campanha de Vacinação do Idoso, 17, 19 e 20 de abril. O resultado corresponde a 28,4% do total de moradores do município acima de 60 anos. A expectativa, durante toda a campanha, que vai ser encerrada em 30 de abril, é vacinar pelo menos 68 mil pessoas, ou 70% do público-alvo, formado por 97,2 mil habitantes.

O número de doses aplicadas no período foi considerado muito bom pela coordenação da campanha no município e pela Direção Regional de Saúde de Campinas (Dir-12). A Secretaria de Saúde informou que este é o melhor resultado obtido no período desde a primeira campanha em 1998.

Os moradores de Campinas com 60 anos ou mais que ainda não procuraram a unidade de saúde, têm até 30 de abril para tomar a vacina contra a gripe. As doses continuam disponíveis em todos os 47 Centros de Saúde e 13 Módulos de Saúde da Família da cidade e não custam nada. Para se vacinar, basta que o cidadão procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa e leve a caderneta de vacinação. Aqueles que não possuem o documento, receberão um ao serem vacinados.

Além de tomar a dose contra a gripe, a pessoa poderá, se necessário, receber a dupla adulto, que protege contra difteria e tétano. A vacina contra a pneumonia também está disponível para casos em que há indicação. Na oportunidade, a população poderá fazer ainda o exame de prevenção do câncer de boca. A Campanha de vacinação contra a gripe para o idoso é nacional e começou no último dia 17 de abril.

Estudos mostram que a vacina contra a gripe reduz significativamente o número de complicações, internações e mortes de pessoas na terceira idade. "Mesmo aquelas que já tomaram a vacina no ano passado devem repetir a dose porque, a cada temporada, a vacina tem uma composição diferente para proteger contra os vírus que estão circulando", diz a enfermeira sanitarista Salma Balista, da Saúde Coletiva de Campinas.

Segundo Salma, a vacina não provoca gripe ou qualquer outra doença. Ela reforça que é muito importante que os idosos tomem a vacina porque ela traz muitos benefícios evitando, inclusive, outras complicações de saúde, como bronquite e pneumonia.

Volta ao índice de notícias