Vacinação contra gripe termina sexta

28/04/2004

As doses estão disponíveis em todos os centros de saúde e são de graça

Denize Assis

A campanha de vacinação contra a gripe para pessoas com idade acima de 60 anos termina na sexta-feira, 30 de abril. Portanto, moradores de Campinas nesta faixa etária ainda têm hoje e amanhã, 29 e 30, para tomar a dose. A vacina é gratuita e está disponível nos 47 Centros de Saúde e 13 Módulos Paidéia de Saúde da Família do município.

Dados da Secretaria de Saúde de Campinas indicam que 27,6 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em toda cidade até 20 de abril. O número representa 28,4% da população com idade acima de 60 anos, que é de 97,2 mil segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um novo balanço será divulgado nesta quinta-feira, 29. A meta é vacinar pelo menos 68 mil pessoas, ou 70% do público alvo.

As informações são da segunda parcial da campanha deste ano, referente ao período de 17 a 20 de abril, e revelam um aumento na freqüência das pessoas aos postos de vacinação em relação ao mesmo período de 2003. Segundo informações da Saúde Coletiva Municipal este é o melhor resultado obtido no período desde a primeira campanha em 1998.

Além da vacina contra a gripe, estão disponíveis nos postos de saúde vacinas contra tétano e difteria (dupla adulto) e contra a pneumonia (anti-penumocócica) para pessoas com indicação técnica. Em toda cidade equipes de saúde do Paidéia trabalham ainda para vacinar idosos que residem em casas de repouso ou asilos.

Segundo a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da vigilância em Saúde de Campinas, pessoas mais velhas são mais suscetíveis à infecção pelo vírus da gripe. E, de acordo com ela, está provado que a vacina reduz significativamente o número de complicações pulmonares, hospitalizações e mortes nesta parcela da população. Estudos apontam que, em adultos saudáveis, a vacinação previne 70% a 90% dos casos de gripe.

Brigina lembra ainda que a dose é reformulada todo ano, a partir das características dos vírus que estão circulando naquele momento. "Por isso, é muito importante que os maiores de 60 tomem a dose anualmente e antes do início do inverno", diz.

Volta ao índice de notícias