Parceria envolve jovens em debate sobre sexualidade e Aids

29/04/2004

Marco Aurélio Capitão

Secretaria de Saúde, Escola Estadual e Unicamp juntam forças
no trabalho de conscientização de adolescentes

Centro de Saúde Parque da Figueira, Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Escola Estadual Deputado Jamil Gadia, no Parque Figueira II, anunciaram esta semana uma parceria para desenvolver debates com estudantes da rede pública em torno do tema Adolescência, Sexualidade e Aids.

Cerca de sessenta alunos da 1ª série do ensino médio (antigo colegial) da E.E. Deputado Jamil Gadia serão incluídos no programa. Até o final do ano, todos os 620 alunos da escola estadual devem ser incluídos.

Também faz parte da parceria a Organização Não Governamental (ONG) Centro de Educação e Assessoria Popular (Cedap), que desenvolve o projeto Falando Pra Galera - Aids e Prevenção - um modelo de intervenção comunitária por meio de profissionais multiplicadores. Esse projeto será referência nessa iniciativa envolvendo os alunos da Jamil Gadia.

O Falando Pra Galera, do Cedap, é financiado pela Unesco e foi desenvolvido com a proposta de reduzir a vulnerabilidade individual e social de adolescentes da periferia de Campinas ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Capacitação. Destacadas para atuar como coordenadoras das oficinas pedagógicas, as profissionais do CS Parque da Figueira, a auxiliar de enfermagem, Cacilda Siqueira da Silva, e a auxiliar de consultório dentário, Sandra Mara dos Santos e Silva, participam de programas de capacitação voltados à prevenção da Aids, ministrados pelo Cedap.

Na manhã de ontem, profissionais da unidade de saúde e da escola estadual, junto com cerca de vinte estudantes do 2º ano de Medicina da Unicamp, reuniram-se no CS Parque da Figueira para definir as diretrizes do programa que tem início na próxima quarta-feira, 5 de maio.

Carlos Alberto Henn, coordenador do Centro de Saúde Parque da Figueira, na área de abrangência do Distrito Sul de Campinas, explica que essa parceria, por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, é uma maneira muito inteligente de promover o intercâmbio de conhecimento com o envolvimento de públicos diferentes, como estudantes do ensino médio, profissionais de saúde e universitários.

"As oficinas trabalham com uma abordagem interessante, uma vez que elas procuram mostrar que existe uma forma de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis e que essa opção saudável é a diferença entre as saúde e a doença", esclarece o coordenador do CS.

Saúde e Sociedade. O envolvimento da Unicamp nesse projeto objetiva atender à reforma curricular proposta pela universidade, que incluiu na grade curricular dos segundanistas o módulo "Saúde e Sociedade". Um total de 120 universitários desse período, divididos em cinco turmas, cada uma escalada para atuar em um dos cinco Distritos de Saúde de Campinas, participam da iniciativa.

"Nosso objetivo é promover um contato maior entre os alunos e a comunidade. Além disso, a Unicamp propõe uma integração precoce do aluno de Medicina com a rede pública de saúde", esclarece a socióloga Solange L'abbate, professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

A mesma empolgação envolve o professor Adalto Cardoso, coordenador pedagógico da E.E. Deputado Jamil Gadia. Ele planeja formar monitores dentro da própria escola, que seriam capacitados para dar continuidade ao programa junto às outras turmas.