Saúde quer superar meta para vacinação do idoso na cidade

29/04/2004

Marco Aurélio Capitão

No penúltimo dia da Campanha de Vacinação contra a gripe para o idoso, a Secretaria de Saúde de Campinas contabiliza, no período de 17 a 28 de abril, 55,3 mil pessoas com mais de 60 anos vacinadas contra a gripe. Esse número corresponde a 56,9% da meta da Secretaria que é vacinar 68,8 mil pessoas, ou 70% da popula ão de idosos na cidade, que é de 97,2 mil.

"Tudo indica que vamos superar essa meta, pois, desde o início da campanha temos conseguido imunizar 7% do público por dia. Com base nessa média, com dois dias ainda de campanha, poderemos superar essa m rca", explica Maria do Carmo Ferreira, enfermeira sanitarista da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

A enfermeira acredita, no entanto, que a média de 7% ao dia deva ser superada nesta reta final. "A experiência tem mostrado que a procura sempre é maior nos últimos dias", avalia. Ela explica que a Região Sudoeste de Campinas, com 75,78% da meta cumprida, é que apresenta o maior índice de procura pela vacina. Em seguida vem a Região Noroeste, com 69,79%, seguida das regiões Leste, com 52,39%, Norte, com 52,19% e Sul, com 50,45%.

A enfermeira esclarece que algumas regiões, como por exemplo a Sul e a Norte, por apresentarem uma alta concentração da população de idosos, apresentam uma porcentagem baixa em relação à meta estabelecida para a campanha.

Maria do Carmo reforça o convite para o público alvo da campanha, idosos com mais de 60 anos, para que compareçam ao centro de saúde mais próximo de sua residência para tomar a vacina.

A enfermeira explica que a vacina diminui em cerca de 70% a hospitalização por doenças como pneumonia nos idosos. Maria do Carmo lembra, ainda, que o idoso sem gripe fica menos vulnerável a outras doenças, já que seu organismo está mais protegido. Pessoas acamadas ou que não podem se locomover, em qualquer ponto da cidade, devem entrar em contato com o centro de saúde para agendar uma visita de uma equipe do Paidéia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou uma redução média de 10% nas internações por complicações da gripe desde quando foram instituídas as campanhas. A campanha contra a gripe é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com secretarias estaduais e municipais de saúde em todo o País.