Prefeitura vacina 62 animais contra raiva no Santa Cândida 2

05/04/2005

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas vacinou 62 animais, sendo 41 cães e 21 gatos, contra raiva no Jardim Santa Cândida 2, Região Norte da cidade, desde a última quinta-feira, dia 31. A ação é parte do bloqueio contra a doença e foi desencadeada após a confirmação de um caso de raiva em morcego não hematófago encontrado em um condomínio do bairro.

Os trabalhos estão sendo realizados por equipes da Secretaria de Saúde de Campinas, constituídas por profissionais do Centro do Controle de Zoonoses (CCZ), da Vigilância em Saúde (Visa) Norte e do Centro de Saúde (CS) de Barão Geraldo. Além da vacinação, os técnicos encaminharam crianças que tiveram contato com o morcego doente para sorovacinação. A medida, indicada pelo Instituto Pasteur, é necessária para garantir que as pessoas expostas não desenvolvam a doença.

A médica veterinária Tosca de Lucca, que atua no CCZ e na Visa Norte, informa que os morcegos não hematófagos podem transmitir a raiva ao morder para tentar se defender ou por meio da saliva espalhada pelo corpo. "Por isso, é importante nunca tocar em morcegos, independente deles estarem vivos ou mortos", diz.

De acordo com Tosca, ao encontrar morcego caído no chão, vivo ou morto, o correto é entrar em contato com o CCZ ou com o Centro de Saúde. "Somente pessoas autorizadas, com capacitação técnica ou pré-expostas à raiva, podem ter contato com morcegos", informa a veterinária.

O bloqueio incluiu também atividade educativa com os moradores da área, que foram orientados sobre a doença e a importância de vacinar gatos e cachorros durante as campanhas de vacinação anti-rábica promovidas pela Prefeitura anualmente. As equipes ainda fizeram diagnóstico sanitário da área – um condomínio de casas - e indicaram que os moradores façam uma adequação na arquitetura dos domicílios já que o formato do telhado favorece o abrigo de morcegos.

O médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, coordenador do CCZ, informa que as ações de bloqueio são desencadeadas todas as vezes em que é confirmado um caso de raiva. Segundo ele, existe a probabilidade de que algum cão ou gato tenha tido contato com o morcego contaminado e, assim, funcione como um elo entre o animal doente e o homem ou outro animal.

A Vigilância em Saúde de Campinas informou que este foi o primeiro caso de raiva em morcego registrado em 2005. Em 2004, foram registrados cinco casos em morcegos. Segundo a Visa, o problema de morcegos em áreas urbanas, em prédios inclusive, é comum nas cidades grandes com características como as de Campinas. Se a população tiver alguma dúvida em relação a este assunto, o correto é se informar sobre como proceder e solicitar ajuda ao CCZ pelos telefones 3245 1219 ou 3245 2268.