Campinas promove atividades para marcar Dia Mundial da Saúde

06/04/2005

Denize Assis

Para marcar o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, Campinas promove uma programação especial a partir desta quinta-feira e até o final do mês com ações educativas em escola, debates entre usuários, servidores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), palestra para trabalhadores dos Correios e Telégrafos, seminário para discutir a mortalidade materno infantil no município entre outras atividades promovidas pelas unidades de saúde (confira programação abaixo).

Criado em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial da Saúde não é bem uma data comemorativa. É uma data para pensar e, neste ano, o tema proposto para o foco dos debates está relacionado à saúde materno infantil - "Mães e crianças saudáveis: Tenho direito à saúde e minha mãe também".

O objetivo, segundo a OMS, é alertar para a adoção de medidas que melhorem a saúde e o bem-estar das mães e das crianças. Em Campinas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem atuado para reduzir as mortes de crianças e as relacionadas a gravidez e ao parto.

O município instituiu o Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno e Infantil que tem como diretrizes melhorar o conhecimento das circunstâncias de ocorrências dos óbitos, identificar fatores de risco e estabelecer medidas de melhoria da qualidade da assistência ao pré-natal e parto e ao recém-nascido e a criança.

Índices. Dados de 2004 da Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas apontam índice de mortalidade materna de 37,76 por 100 mil nascidos vivos. A taxa de mortalidade infantil, segundo a Visa, é de 11,01 por mil nascidos vivos. No total, no ano passado, a Visa registrou 13.309 nascidos vivos de mães residentes em Campinas.

No Brasil, a taxa de mortalidade infantil foi de 27,03 por mil em 2003. No Estado de São Paulo, foi de 16,24 por mil. A mortalidade materna, no País, foi de 45,8 por 100 mil e, no Estado de São Paulo, de 38,1 por 100 mil.

Programação:

Dias 7 e 8: O Centro de Saúde 31 de Março participa da Semana de Promoção de Saúde da Escola Joaquim Ferreira de Lima, onde promove aulas de ginástica chinesa Lian Gong e palestra sobre Posse Responsável de Animais;

Dia 7: O Movimento Popular de Saúde (Mops) promove debate no plenário da Câmara Municipal, às 19h, com o tema Fortalecimento da aliança entre usuários e trabalhadores de saúde. As debatedoras são a médica sanitarista Maria Haydée de Jesus Lima – representante dos trabalhadores – e Yara de Oliveira Correa – representantes dos usuários;

Dia 14: O Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes) Campinas e o Mops promovem debate sobre o Atendimento às Urgências e Emergências no Município de Campinas: O papel dos vários níveis do sistema de Saúde. O evento acontece às 19h, no auditório da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC);

Próxima semana e até final de abril (ainda com dias a serem definido): O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia uma série de 11 palestras para funcionários dos Correios e Telégrafos sobre acidentes por mordedura de cão – legislação, como se prevenir e providências em casos de acidentes;

Dia 19: Seminário Municipal de Mortalidade Materno Infantil. No Anfiteatro do Ceprocamp, na Estação Cultura, das 8h às 12h.