Para marcar Dia da Saúde, CS leva ginástica chinesa à escola do 31 de Março

07/04/2005

Denize Assis

Profissionais do Centro de Saúde 31 de Março, na Região Leste de Campinas, promovem neste momento uma aula de ginástica chinesa lian gong para alunos da Escola Estadual Joaquim Ferreira de Lima. A aula, ministrada pela agente comunitária de saúde Selma Catarina Bueno Silvestre, integra a série de atividades da Secretaria Municipal de Saúde para marcar o Dia Mundial da Saúde, neste 7 de abril. Amanhã à tarde, os alunos da mesma escola vão assistir a palestra sobre posse responsável de animais e sobre disposição adequada de resíduos domésticos, proferida pela equipe do Centro de Saúde.

Segundo a enfermeira sanitarista Lúcia Hissako Yuki Saito, do CS 31 de Março, a unidade faz de ocasiões como o Dia Mundial da Saúde uma oportunidade para reforçar o vínculo com a comunidade por meio de ações de promoção em saúde. "Um dos objetivos é reforçar com nossa população que o centro de saúde é uma referência para a saúde das pessoas e, portanto, não deve ser lembrado somente no momento da doença", diz Lúcia.

A sanitarista explica que a ginástica chinesa trabalha a musculatura, as articulações e tendões do corpo todo. "Além de ser recomendada para complementar o tratamento de diversas queixas e para pessoal com mais idade, a ginástica chinesa pode ser utilizada ainda na prevenção de agravos à saúde", diz.

Lúcia diz ainda que a posse responsável foi escolhida como tema de palestra porque é grande a população de gatos e cães na comunidade do 31 de Março. "Vamos falar da legislação, importância de vacinar animais domésticos anualmente durante as campanhas promovidas pela Prefeitura e outros cuidados, além de informar sobre zoonoses que podem ocorrer pelo contato com animais doentes e como proceder em casos de acidentes por mordeduras ou arranhaduras", diz Lúcia.

Além das atividades na escola, para marcar o Dia Mundial da Saúde, neste dia 7, o Movimento Popular de Saúde (Mops) promove debate no plenário da Câmara Municipal, às 19h, sobre o tema Fortalecimento da aliança entre usuários e trabalhadores de saúde. As debatedoras são a médica sanitarista Maria Haydée de Jesus Lima – representante dos trabalhadores – e Yara de Oliveira Correa – representantes dos usuários.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e não é bem uma data comemorativa. É uma data para pensar, sendo que, neste ano, o tema proposto para o foco dos debates está relacionado à saúde materno infantil - "Mães e crianças saudáveis: Tenho direito à saúde e minha mãe também". O objetivo, segundo a OMS, é alertar para a adoção de medidas que melhorem a saúde e o bem-estar das mães e das crianças.