Visa Noroeste capacita equipes para garantir qualidade das ações de imunização

08/04/2005

Denize Assis

A Vigilância em Saúde (Visa) Noroeste promoveu, entre os dias 31 de março e 4 de abril, mais uma etapa do Treinamento Básico em Vigilância em Saúde (TBVS), desta vez com o tema imunização. Direcionado a enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos das salas de vacinas que atuam nas unidades de saúde da Região Noroeste da cidade, o treinamento teve como objetivo capacitar e reciclar as equipes para garantir a qualidade das ações contínuas de imunização.

Segundo a enfermeira sanitarista Eloísa Cristina dos Santos Costa, coordenadora da Visa Noroeste, durante a capacitação, foram abordados assuntos como doenças preveníveis por vacina e os respectivos imunobiológicos, vias de aplicação, reações adversas, conservação das doses e estratégias para aumentar a cobertura vacinal. Os profissionais também foram orientados em relação às campanhas de vacinação e atualizados quanto à biossegurança e destinação dos resíduos gerados nas salas de vacinas.

Eloísa informa que todas as unidades de saúde de Campinas disponibilizam, na sua rotina, doses do calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde que, no caso das crianças, inclui a imunização contra tuberculose, poliomielite, tétano, difteria, coqueluche, sarampo, rubéola, caxumba, hepatite B e infecções pelo Haemophylus influenzae tipo B.

Também são oferecidas vacinas para adolescentes e adultos contra hepatite B, difteria e tétano, para mulheres em idade fértil contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) e contra difteria e tétano (dupla adulto), e para idosos contra gripe e pneumonia. Para todas as faixas etárias, para pessoas que vão viajar para regiões endêmicas, é disponibilizada vacina contra febre.

Segundo a sanitarista, em 2004, o Distrito de Saúde Noroeste obteve 95% de cobertura vacinal contra a hepatite B, 109% em relação à BCG (contra tuberculose), 100,17% em relação a poliomielite, 101,55% da tetravalente (difteria, coqueluche, tétano e Haemophylus influenzae tipo B) e 111,51% em relação à tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Os índices ultrapassam 100% da população de referência porque são vacinadas pessoas que não são moradores da Região Noroeste. As doses são gratuitas.

Este mês, a partir do dia 25 e até dia 14 de maio, a Secretaria de Saúde de Campinas realiza a Campanha de Vacinação para o Idoso que tem como objetivo vacinar pelo menos 70% dos quase 100 mil campineiros com 60 ou mais. A campanha é nacional e segue determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Volta ao índice de notícias