Farmácia e sala de soroterapia do Ouro Verde retomam atividades

12/04/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas informou nesta terça-feira, dia 12 de abril, que a farmácia e a sala de soroterapia do pronto-socorro (PS) do Complexo de Saúde Ouro Verde retomam totalmente suas atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de abril. Durante esta semana, as duas unidades vão funcionar parcialmente. Provisoriamente, os dois equipamentos deixaram de atender há 15 dias, período em que o setor de Recursos Humanos da Saúde fez uma readequação nas escalas de horas extras de todos os setores da pasta.

A farmácia do PS Ouro Verde funciona à noite e aos finais de semana e feriados, quando os Centros de Saúde (CSs) e Módulos de Saúde da Família estão fechados. Nas duas semanas em que a unidade esteve com as atividades interrompidas, os usuários passaram a buscar os medicamentos nas unidades básicas, como já fazem normalmente ao serem atendidos nos CSs e Módulos de Saúde da Família.

"Não houve prejuízo, ninguém ficou sem medicamento. É preciso levar em conta também que a maioria dos pacientes já é medicada no momento da consulta no PS. Tanto que a demanda desta farmácia é pequena se comparada às que funcionam nas unidade básicas", diz a farmacêutica Deise Fregni Hadich, coordenadora do Distrito de Saúde Sudoeste.

A sala de soroterapia é um local que funciona ininterruptamente e acolhe pacientes que não precisam ficar deitados para tomar soro. No ambiente, são atendidas até seis pessoas de uma só vez. No período em que a unidade esteve fechada, nenhum usuário deixou de ser atendido. "O que ocorreu é que as pessoas tiveram que esperar por mais tempo e serem atendidas em locais não tão confortáveis", afirma Deise.

O PS Ouro Verde é referência para uma população de 200 mil habitantes da Região Sudoeste de Campinas, conta com uma equipe de 170 funcionários e realiza entre 500 e 600 atendimentos por dia, podendo chegar até 900 nos períodos dos meses mais secos e frios. O PS ainda integra a rede regulada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que encaminha casos de urgência e emergência de todas as regiões de cidade para aquela unidade. Atualmente, o PS trabalha com avaliação de risco, que significa atender primeiro o paciente com quadro mais grave.

O PS fica no Complexo Ouro Verde, que integra também um ambulatório de especialidades com 80 funcionários e 27 médicos que atuam em 12 áreas diferentes; laboratório de análises clínicas responsável por mais de 180 mil exames por mês; centro de imagens que disponibiliza serviços de Raio X, ultrassom, imagem, endoscopia e pequenas cirurgias; ambulatório para as vítimas de violência doméstica e sexual e serviço odontológico referência para endodontia, prótese e radiologia.

Volta ao índice de notícias