Odonto Comunidade disponibiliza exames gratuitos de saúde bucal no Largo do Rosário

13/04/2005

Evento é promoção da ACDC em parceria com Prefeitura e
Faculdade São Leopoldo Mandic

Denize Assis

Cidadãos que passarem pelo Centro de Campinas, no próximo sábado, dia 16 de abril, vão ter a oportunidade de avaliar, gratuitamente, as condições de sua saúde bucal durante o 1º Odonto Comunidade que acontece no Largo do Rosário, das 8h30 às 13h30. O evento é uma promoção do Departamento de Saúde Coletiva da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC) e conta com parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic.

Durante a atividade, dentistas, alunos e professores de odontologia, todos voluntários, vão realizar exames para avaliar a necessidade de próteses (dentaduras), alteração nas gengivas e problemas de oclusão – nas arcadas e de posicionamento dental. Também será disponibilizada uma tenda exclusiva para exames de constatação e prevenção da queilite actínica, patologia que tem como características clínicas a alteração na coloração, rachaduras e feridas nos lábios, causadas por exposição constante aos raios solares e que, em sua fase crônica, pode se tornar um câncer de lábio.

Segundo a cirurgiã dentista Rosana da Costa Selhi, que atua na Secretaria Municipal de Saúde e na ACDC, além da promoção à saúde, outro objetivo do Odonto Comunidade é ouvir os usuários, sentir a necessidade da população, identificar os problemas de saúde bucal e a percepção dos serviços de saúde de Campinas para, assim, viabilizar o planejamento de ações e programas na área de saúde pública. "Por isso, a participação da comunidade é muito importante", diz.

As pessoas que apresentarem problemas odontológicos ou sintomas da queilite actínica durante os exames serão encaminhadas para tratamento na ACDC e na clínica odontológica da São Leopoldo Mandic.