Com um caso de dengue confirmado, Campo Belo 2 recebe combate à doença

18/04/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio das equipes da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, promove nestas terça-feira e quarta-feira, dias 19 e 20 de abril, uma megaoperação de combate à dengue no Jardim Campo Belo 2, Região Sul da cidade. A ação está sendo desencadeada devido à confirmação, na semana passada, do primeiro caso autóctone da doença no bairro neste ano.

A notificação preocupa a Secretaria de Saúde porque o Jardim Campo Belo 2 tem uma infestação importante do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue – o índice de breteau é 5. Além disso, em 2002, ano em que Campinas enfrentou a maior epidemia da doença de toda sua história recente, foram registrados, no mesmo bairro, mais de 520 casos de dengue, sendo pelo 100 com sinais hemorrágicos.

A megaoperação inclui arrastão cata-bagulho, ações educativas, telagem de caixas d´água, colocação de larvicida biológico nos tambores de água e busca de outras pessoas com sintomas. Na sexta-feira, dia 15, imediatamente após a confirmação do caso autóctone, numa primeira busca ativa, foram encontrados 12 suspeitos da doença.

Também no dia 15, a Visa Sul promoveu cata-bagulho que resultou na remoção de materiais inservíveis, como latas, potes e pneus. "Porém, o grande problema do bairro são os tambores de água. São pelo menos 500 residências que, sem contar com abastecimento de água encanada por tratar-se de uma invasão, possuem 1 mil tambores", informa a médica veterinária Andréa Von Zuben, coordenadora da Visa Sul. Segundo Andréa, durante a ação dos próximos dois dias, estes tambores vão ser esvaziados, lavados e a Sanasa vai abastecê-los novamente após a limpeza.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos. A pessoa com a doença também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao manifestar algum destes sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde rapidamente.

Desde janeiro deste ano, em Campinas, foram registrados 17 casos de dengue. Do total, oito são referentes a pessoas que contraíram a doença em outros municípios - chamados casos importados -, seis são autóctones - contraídos em Campinas – e três ainda estão em investigação. No mesmo período do ano passado, a Vigilância em Saúde havia confirmado 22 casos, dos quais seis eram autóctones.

Volta ao índice de notícias