CS São Quirino amplia trabalho com cuidadores informais de idosos

19/04/2005

Denize Assis

Para ampliar a assistência à população idosa, o Centro de Saúde (CS) São Quirino inicia nesta quarta-feira, dia 20 de abril, trabalho com mais um grupo de cuidadores informais – pessoa da família ou não, que cuida de idosos dependentes total ou parcialmente para atividades de vida diária.

Segundo a terapêuta ocupacional Ana Elisa Tincani, são 20 integrantes que vão receber, uma vez por semana, durante 10 encontros, informações e orientações para cuidar de pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda para realizar pequenas tarefas do dia-a-dia.

O trabalho com cuidadores informais é desenvolvido pelo grupo Pró-idoso, da Secretaria Municipal de Saúde, que, hoje, já atua em 5 Centros de Saúde da Região Leste da cidade, incluindo o CS São Quirino. Implementação semelhante vem sendo estruturada em três outros Centros de Saúde, nas regiões Norte, Sul e Sudoeste.

O trabalho do grupo já rendeu inclusive, segundo Ana Elisa, o "Manual para cuidadores informais de idosos - guia prático", que traz informações importantes que contribuem tanto para a melhoria de vida do idoso como do cuidador.

Segundo estudo recente da Pontifícia Universidade Católica (Puc) de São Paulo, 40% dos brasileiros com mais de 65 anos precisam de algum tipo de ajuda para realizar atividades de vida diária. Em Campinas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população com 60 anos ou mais é constituída por 99,8 mil pessoas.

Volta ao índice de notícias