Saúde bucal também será avaliada durante vacinação contra a gripe

20/04/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas vai realizar durante a vacinação do idoso, de 25 de abril a 6 de maio, a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal. Este é o quinto ano consecutivo em que as duas campanhas são realizadas simultaneamente. As equipes vão realizar exames, gratuitos, para detecção e prevenção da doença nas pessoas que comparecerem aos Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família para tomar a vacina.

Os profissionais de saúde também vão desenvolver atividades de educação e prevenção das lesões bucais. "O objetivo é conscientizar os cidadãos e incentivá-los a criar o hábito de fazer regularmente o auto-exame de boca, além de orientá-los sobre cuidados que devem ser tomados para manter a saúde bucal", diz o dentista Isamu Murakami, coordenador municipal da área de saúde bucal em Campinas.

Segundo Isamu, pacientes com alterações na mucosa – língua, lábio e bochecha – serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e realizar o tratamento específico. "Aqueles que tiverem lesões mais complexas vão ser encaminhados para a clínica de referência em diagnóstico bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas e da Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica", diz.

O câncer de boca atinge em maior incidência pessoas que fazem uso contínuo de tabaco e álcool, portadores de próteses totais e removíveis e que apresentem algum fator traumático nos dentes como por exemplo dentes cariados e pontiagudos e restaurações fraturadas. A má higiene bucal também é um fator de risco.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de boca é o oitavo mais comum entre os homens e o nono entre as mulheres. Em Campinas, segundo dados da Vigilância em Saúde (Visa) da Prefeitura, em 2003, foram registrados 664 óbitos por câncer em geral no município, dos quais 15 foram de origem bucal, sendo 13 (3,75%) em homens e dois (0,63%) em mulheres.

"E somente a mudança de hábitos da população e o diagnóstico precoce podem mudar esta realidade", afirma Isamu. Segundo ele, 85% dos casos de câncer de boca são curáveis se diagnosticados na fase inicial.

Isamu informa que o exame clínico da boca deve ser realizado uma vez por ano. Entre as pessoas com mais de 60 aos, o teste é indispensável para o diagnóstico precoce. Em 2004, durante a campanha, foram examinados 4,9 mil idosos em toda cidade. "É pouco", avalia. O dentista informa, ainda, que o exame clínico está disponível para todos os cidadãos na rotina dos centros de saúde em qualquer época do ano.

Prevenção. As recomendações para a prevenção do câncer de boca são evitar o cigarro, bebidas alcoólicas em excesso, promover a higiene bucal, manter os dentes bem tratados e fazer uma consulta odontológica a cada seis meses. Segundo Isamu, uma dieta saudável, rica em verduras e frutas, é outra forma de prevenção contra o problema. No caso do câncer de lábio é necessário evitar exposição ao sol.