Secretaria de Saúde participa de Congresso Médico de Campinas

20/04/2005

O secretário de Saúde de Campinas, Gilberto Selber, e o diretor municipal da pasta, Pedro Humberto, participam nesta quarta-feira, dia 20 de abril, às 20h, no The Royal Palm Plaza Hotel, da abertura do VIII Congresso Médico de Campinas e I Congresso de Saúde de Campinas e Região. Promovido pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), o evento conta com o apoio da Prefeitura de Campinas, Secretaria Municipal de Saúde, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Centro de Ciências da Vida da PUC-Campinas.

O objetivo, segundo a organização do evento, é a criação e o desenvolvimento da cultura de reciclagem profissional e o repasse de técnicas e conhecimentos a futuros profissionais da área. Além da programação científica e social, voltada para profissionais da saúde e estudantes, realizadas no The Royal Palm Plaza Hotel, o evento contará com atividades para o público leigo, na sede da SMCC.

Durante todo o evento, que termina sábado, dia 23, a Secretaria Municipal de Saúde vai participar, por meio de profissionais que atuam na rede, de diversas mesas de discussão, debates e palestras. Também vai manter um estande para apresentar programas e atividades desenvolvidas pelo SUS/Campinas entre os quais classificação de risco no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti: uma forma humanizada de atendimento às urgências; Rotas recriadas: crianças e adolescentes livres de exploração sexual, que contará com a apresentação do Projeto Iluminar; Disseminação da informação: O portal da saúde de Campinas; Programa de Saúde da Família Paidéia; O impacto da implantação do Centro de Lactação – banco de leite humano; Cuidador informal de idosos: perfil e atenção integral; Cândido Ferreira: pelo direito de ser diferente; Interdisciplinaridade em saúde mental do trabalhador; Programas de controle de câncer de mama e de colo de útero; Drogas lícitas e ilícitas: temas atuais.

Amanhã, dia 21, às 8h30, o secretário Gilberto Selber participa de mesa que vai discutir o tema "Formação profissional e o sistema de atenção à saúde", que terá também participação de representantes da Unicamp, PUC-Campinas e alunos das duas universidades, analisando os cursos da área de saúde.

Na sexta-feira, dia 22, será abordado o tema "Os hospitais de ensino e a hierarquização do atendimento nos diferentes níveis de complexidade do sistema de atenção à saúde", com participação de superintendentes dos hospitais de ensino da cidade e de representantes do Hospital Municipal Mário Gatti, além da médica Maria Cecília Piovesan, diretora do Departamento de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde.